Artigo

Porque todo mundo quer saber de CDI em 2021

Imagem Porque todo mundo quer saber de CDI em 2021
Bnews - Divulgação

Publicado em 26/01/2021, às 11h06   ACT Investimentos


FacebookTwitterWhatsApp

O mundo dos investimentos, principalmente o mercado de Renda Fixa, se baliza em diversos índices e um dos principais é o CDI, sigla para Certificado de Depósito Interbancário. Como indica o próprio nome desta taxa, estamos tratando de transações entre bancos, mais especificamente de empréstimos de curtíssimo prazo que ocorrem diariamente no mercado financeiro. Portanto, as operações realizadas neste ambiente interbancário são de baixíssimo risco, de forma que o CDI se tornou uma referência confiável para comparação e lastreamento nos investimentos do mercado financeiro. Sendo assim, é comum encontrar títulos cujo rendimento esteja atrelado diretamente ao CDI.

As operações de CDI ocorrem diariamente, portanto, para saber quanto o mesmo está rendendo, sua taxa é calculada todos os dias pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados), conhecida como Taxa DI. Um lugar fácil de se obter esta taxa é através do acesso à página da Bolsa de Valores oficial do Brasil, a B3. Logo, de cara, esta já te dá a taxa DI, que nada mais é do que a média das operações de CDI. Na imagem abaixo temos a taxa anualizada:

Geralmente, a Taxa DI segue próxima à Taxa Selic (que explicamos neste artigo anterior! - Clique aqui para entender melhor sobre a Selic). Atualmente a Selic encontra-se em 2,00% a.a., e a Taxa DI em 1,90% ao ano. Mas não é possível investir diretamente no CDI, mas sim nos títulos e investimentos, principalmente de Renda Fixa e também da maioria dos Fundos Multimercados (fundos para perfis mais moderados em investimentos, que reúnem ativos de diversos segmentos do mercado financeiro), que estão atrelados a este índice tão importante do mercado. O CDI então, como a Selic, é aceito como uma rentabilidade de referência, sendo muitas vezes o que seria o mínimo esperado, de forma que os investimentos sempre buscam se igualar ou superar este índice. E assim como o Tesouro Selic, títulos que estejam atrelados diretamente ao CDI sofrerão mudanças em sua rentabilidade conforme a variação deste indexador. Normalmente, estes títulos indexados terão sua remuneração indicada como “X % do CDI”. Ao acessar a plataforma da XP Investimentos, conseguimos ilustrar alguns destes:

Temos então 3 exemplos comuns de investimentos em Renda Fixa que estão diretamente atrelados ao CDI, que são estes: o CDB, a LCI e a LCA. O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título privado emitido por bancos, com o objetivo de captar recursos para financiar atividades junto às pessoas físicas, como eu e você. Ou seja, você empresta seus recursos a um banco por um prazo acordado e ele devolve seu dinheiro ao fim acrescido de uma taxa de juros no período. A maioria dos investimentos de Renda Fixa tem este padrão, de comprar um título que lhe dá juros no período acordado até a data de vencimento. Assim, você consegue prever de forma aproximada o seu rendimento. Da mesma forma também funcionam a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), que se diferem basicamente por irem a diferentes segmentos. Na LCI o seu recurso investido será utilizado no financiamento das atividades do setor imobiliário, enquanto a LCA será para financiar as atividades do setor do agronegócio. Todos estes investimentos são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o montante de R$ 250 mil, de forma que estes sejam títulos de baixo risco e ótimos para se iniciar a caminhada no mundo dos investimentos e do mercado financeiro.

Para iniciar seus investimentos com ainda mais confiança, e um bom direcionamento, não deixe de entrar em contato conosco, da ACT Investimentos, uma empresa credenciada à XP Investimentos. Temos aqui um time completo de assessores para conversar com você, para lhe guiar e buscar o tipo ideal de investimento para o seu perfil e patrimônio. 

No mercado financeiro, a qualificação e o conhecimento são essenciais, para não somente rentabilizar seus investimentos, mas para estes serem confiáveis e de baixo risco, trazendo assim segurança ao seu dinheiro. Converse conosco, que estaremos mais do que felizes em explicarmos e aprofundarmos estes conceitos, como CDI e Selic, e acharmos o melhor investimento para você!

Clique aqui e entre em contato com a ACT Investimentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags