Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Aleluia, Colbert!

Reprodução/ Redes sociais/ Youtube/ Divulgação
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes sociais/ Youtube/ Divulgação

Publicado em 01/10/2020, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Aleluia, Colbert!
Após 20 anos com a mesma empresa operando a concessão da limpeza das ruas em Feira de Santana, finalmente a licitação do lixo na cidade vai ter um processo transparente e leal, ganhe quem ganhar. A disputa foi parar na Justiça inúmeras vezes e agora parece que haverá um final “limpo”. Em tempos de lixo embaixo do tapete, ao que tudo indica, desta vez, o prefeito Colbert Martins resolveu tirar a sujeira que acometia os feirenses.

Advogado talibã

A turma da advocacia tem se queixado de um causídico com feições libanesas que tem furado os olhos dos colegas se dizendo patrono democrático. Usa argumentos inidôneos para subtrair clientes. A fama é péssima. Traiu até seu criador. O Conselho de Ética está de olho. O meio eleitoral mais ainda. Carreira curta.

Rui Cosme e Jaques Damião

Em tempo de eleição, até os santos ganham versões políticas. Na largada da campanha de rua, no último domingo (27 - dia de São Cosme e Damião), muita gente alimentou a resenha que surgiu no seio petista que o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner estavam como uma espécie de santos protetores de Major Denice. O caruru do PT foi em devoção ao Rui Cosme e Jaques Damião.

Má notícia

Chegou em péssima hora para a campanha de Bruno Reis a notícia que Paulo Azi (presidente DEM) foi escolhido como vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara. Era tudo o que o PT queria para nacionalizar de vez o debate municipal eleitoral em Salvador. Mas vale o alerta: essa estratégia não funcionou nas duas últimas eleições, sobretudo em 2016 com Alice Portugal.

Ateu ou à toa?

Se temos ex-gay na disputa eleitoral em Salvador, eis que surge a nova modalidade: "ex-ateu". Cezar Leite, surfando na onda bolsonarista para tentar abocanhar uns votos, até Bíblia colocou debaixo do braço. Pelo jeito, foi atingido pelo raio Isidoriozante. Leite, que se dizia ateu, mostrou que vale tudo para colar na imagem do presidente Bolsonaro. Muita gente brincou com o assunto e disse que ele nunca foi ateu, estava à toa mesmo. 

Zé Rocha, PR forever

O partido dele mudou de nome e de lado, mas Zé Rocha continua firme e forte no PR [Partido de Rui].

Galera animada
Faltou gente, mas sobrou animação na largada da campanha de Bacelar à prefeitura de Salvador, no último domingo. Pelo entusiasmo da turma, Bacelar está pronto para o que vier das urnas no dia 15 de novembro.

Que energia boa! Que galera empolgada! #SalvadorPodeMais #Bacelar19

Uma publicação compartilhada por Bacelar 19 (@borabacelar) em

Silêncio constrangedor
Em entrevista a uma emissora de TV, a candidata Major Denice esbanjou arrogância ao dizer ao apresentador que lhe desejou boa sorte que “sorte” é para quem não se preparou e ela está preparadíssima. Disse que ele poderia lhe dizer “bom desempenho”. A tentativa de lacrar gerou uns segundos de silêncio, já que o apresentador ficou sem graça.

Chaaaama... o MP
Em Irecê, a pandemia é coisa do passado, pelo menos é o que parece para quem acompanha o prefeito Elmo Vaz nas redes sociais. Candidato à reeleição, o rapaz está todo serelepe, correndo a cidade de cabo a rabo, fazendo performances como dançarino enquanto cerca o povo pedindo votos. A farra do prefeito dançarino dá de ombros para o caos na saúde pública do município, provocado sobretudo pelo número de casos confirmados de Covid-19. Chaaama...o MP!

Candidata "TikToker"

Com a dificuldade de promover eventos presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus, a candidata à prefeitura de Lauro de Freitas Mirela Macedo (PSD) está investindo no digital. Só precisa que ter cuidado para não "perder a mão". Esta semana, resolveu aderir à moda do "TikTok" e postou um vídeo no qual falava sobre suas preferências, entre elas, seu filme favorito: "Avatar", acredite. Se ela não quiser ser apenas figurante em Lauro, vai precisar correr e saltar tal como os personagens do filme, mas para buscar votos e aparecer na realidade das urnas.

Tudo pelo voto
No embalo do show de apelos bizarros por votos está o ex-secretário de Sustentabilidade de Salvador, André Fraga. Ele faz de um tudo para agarrar uma das 43 cadeiras da Câmara de Vereadores da capital baiana. 

Chega de jogar seu voto no lixo. Se você acredita em uma cidade mais justa, humana, inovadora e sustentável, vote no verde! Vote André Fraga 43432 para vereador e 25 de Bruno Reis e Ana Paula para Salvador continuar avançando! Esse vídeo faz parte de uma série de vídeos remake, em homenagem à Alfredo Sirkis e remete a campanha dele para Vereador, em 1988, no Rio de Janeiro. Sirkis foi ambientalista, político, jornalista e escritor. Foi um dos pioneiros na luta pela preservação do meio ambiente aqui no Brasil, além de ser um dos fundadores do Partido Verde. Uma grande inspiração para mim e para toda a nossa rede #TôcomAndréFraga. Alfredo faleceu esse ano. E essa é a nossa forma de homenageá-lo! #TôComAndréFraga #Salvador #SalvadorNãoPodeParar

Uma publicação compartilhada por André Fraga 43432 (@euandrefraga) em

Fernando caprichoso, #sqn
Mas se quiserem fazer bonito na campanha, que aprendam com o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. O moço é caprichoso no trato da cabeleira. Só não perguntem sobre a gestão...aí é outra história.

O dono do Atakarejo já tem a vacina?
A Coluna suspeita que o dono do Atakarejo e candidato à prefeitura de Lauro de Freitas, Teobaldo Costa (DEM), já tenha a vacina contra a Covid-19 nas mãos. Isso porque, em um dos atos de campanha que promoveu pelo município, aglomerou para divulgar sua chapa ao lado de Mateus Reis (PSDB). A maioria com máscara, mas todos juntos e misturados, inclusive o novo coronavírus. Candidato, divulgue a vacina para o resto da população.

E a LGPD?
Parece que tem candidato a vereador de Salvador utilizando a base de dados da antiga da secretaria que chefiava para fazer campanha política. Pessoas inscritas em um evento de uma secretária municipal, que aconteceu no ano passado, começaram a receber, antes deste domingo (27), frise-se, um texto de apresentação do candidato. Ele é bem amigo do prefeito ACM Neto. E a gente pergunta: Como fica a LGPD?

Nutella ou raiz?

Candidata a vereadora em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a jornalista Amira Laila (Cidadania) teve a foto trocada por um pote de Nutella no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É de responsabilidade do próprio partido o registro do candidato junto à Justiça Eleitoral. Então, seria essa uma mensagem inDIRETA para a candidata? Amira se manifestou sobre o que ela chamou de ataque e disse que tudo não passa de retaliação ao trabalho de fiscalização que ela desenvolve como jornalista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp