Eleições

Madre de Deus: Secretário é flagrado em discussão com eleitor durante carreata de grupo da oposição

Reprodução/vídeo
A prefeitura explicou que a carreata invadiu o acesso para carros à orla da cidade, que fica interditado nos finais de semana por causa da pandemia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/vídeo

Publicado em 19/10/2020, às 20h33   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Um secretário da prefeitura de Madre de Deus, região Metropolitana de Salvador (RMS), foi flagrado neste domingo (18) discutindo com um eleitor durante uma carreata do grupo de oposição "Por Uma Madre Melhor", encabeçada por Dailton Filho (PSB). Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver Nilton da Silva Dias, titular da secretaria de Segurança Cidadã, alterado, batendo boca e trocando empurrões.

Segundo relato de pessoas que estavam no evento, ele tentava impedir a movimentação de apoiadores, que se concentravam em um trecho da orla da cidade, atravessando uma corrente de ferro no calcadão. O ponto alto da discussão acontece quando o eleitor tenta retirar o objeto para liberar o espaço. Já a prefeitura explicou que a carreata invadiu o acesso para carros à orla da cidade, que fica interditado nos finais de semana por causa da pandemia [Veja abaixo].

Segundo a coligação, a realização da carreata, que teve início às 9h, tinha sido informada à 162º Zona Eleitoral de São Francisco do Conde, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e polícia local, que autorizou o ato.

"Durante o percurso, tudo corria bem até acontecer um equívoco violento por parte do secretário de segurança cidadã do município, Nilton da Silva Dias, no final da orla onde dá acesso a praia. Uma corrente foi colocada bloqueando a passagem dos veículos que seguiam na carreata em direção ao final do percurso, informado e liberado pelas autoridades municipais. Num vídeo, publicado por um cinegrafista amador, é possível ver o despreparo do secretário ao se envolver numa discussão, agredindo um morador que acompanhava a carreata e proibindo o fluxo de veículos, causando congestionamento e interrompendo o trajeto", diz um trecho da nota emitida pela coligação. 

OUTRO LADO

Ao BNews, a prefeitura de Madre de Deus explicou que  a carreata invadiu o acesso para carros à orla da cidade, que fica interditado nos finais de semana devido ao decreto municipal. "O decreto tem como objetivo evitar aglomerações na cidade devido à pandemia da Covid-19. O trecho em paralelepípedo onde passa a carreata estava restrito à passagem de veículos, inclusive, com uma corrente, que foi alvo de vandalismo para a passagem da carreata", explicou a nota

O secretário Nilton Dias afirmou que "o cadeado da área interditada para veículos foi quebrado, providenciamos outro equipamento, mas de novo os equipamentos da restrição de acesso foram alvo de alguns integrantes da carreata exalados. Portanto, a carreata seguiu pela rua de paralelepípedos, mas outros não concordarem com essa desobediência civil", disse em nota.

Ainda segundo a prefeitura, por causa do tumulto, integrantes da PM estiveram no local para manter a ordem pública.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp