Acidente

Mercúrio vaza no Porto de Salvador, afirmam estivadores. Empresa nega

Imagem  Mercúrio vaza no Porto de Salvador, afirmam estivadores. Empresa nega
Acidente teria acontecido na noite de sexta-feira (3)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/08/2012, às 08h35   Caroline Gois (Twitter: @GoisCarol)



Um vazamento de mercúrio assutou e levou pânico aos estivadores do Porto de Salvador, no Comércio, por volta das 23h de sexta-feira (3). De acordo com denúncia feita pelos estivadores e que foi concedida, com exclusividade, ao site Bocão News, o vazamento de mercúrio em um dos conteineres que estava no convés do Navio MSC Nederland, obrigou a agência a escalar os trabalhadores para um outro navio. "Nós não fomos avisados do vazamento e  muito menos sobre o grau de periculosidade do produto, já que após a interrupção dos trabalhos tivemos ainda que ficar operando bem próximo ao local, onde, até a manhã deste sábado (4), permanece o vazamento", denunciou um estivador que preferiu não se identificar.
Ainda de acordo com a denúncia, o acidente aconteceu, na Ponta Sul, e o navio é de responsabilidade da empresa Tecon Salvador. "A preocupação dos técnicos é não permitir que o líquido caia no mar e contamine a fauna e a flora", revelou o denunciante.

A reportagem do Bocão News entrou em contato com a Tecon Salvador para investigar o caso e, segundo funcionários da empresa que não quiseram se identificar, "nada aconteceu no cais. O que ocorreu foi apenas um pequeno vazamento em um dos conteineres, logo resolvido". Questionados sobre qual produto teria vazado, eles não souberam detalhar. Em busca de obter informações oficiais por parte da empresa, foi dito à nossa equipe que não havia ninguém que pudesse falar sobre o assunto.
Já em contato com o presidente do Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva de Minérios de Salvador (Setems), Antônio Correia de Santana, a informação foi confirmada para ele através dos estivadores. "Diretores me ligaram. Mandei chamar técnicos da Codeba e da Tecon. Mas, ainda não tenho informações sobre os motivos e proporções do vazamento", disse Antônio ao Bocão News.
Ainda de acordo com o presidente, "segundo informações dos trabalhadores o vazamento é de gravidade. Ainda não fui ao local mas, até os técnicos de segurança foram chamados para evacuar a área. Acredito que a Capitania dos Portos e a Marinha devem averiguar a situação".
A reportagem do site tentou entrar em contato com a Codeba, mas ainda não obteve êxito. Repórteres do site já estão se deslocando para o local e, ainda neste sábado, traremos mais informações.

Foto: ilustrativa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp