BNews Folia

Falam do Axé, mas a mudança começou em 1975, diz Vovô do Ilê

Publicado em 14/02/2015, às 19h30   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho )



Em meio aos preparativos para o 41° desfile do Ilê Aiyê, Vovô do Ilê, em entrevista ao Bocão News, cobrou reconhecimento ao legado deixado pelo bloco afro para a cultura baiana. O presidente do bloco alertou que muito antes do nascimento do Axé Music, em 1975, o Ilê já promovia uma transformação de pensamentos em todo o estado.

"Estão falando muito dos 30 anos da Axé Music, mas esquecem que foi o Ilê que começou toda essa onda de conscientização do nosso povo. Pensamos que na Copa do Mundo seria uma coisa e foi outra, pensamos também que com a mudança de governo seria tudo diferente. Não foi e continuaremos nessa batalha, com pouco apoio e muita luta" , afirmou Vovô do Ilê.

A "ocultação proposital" de partes importantes da história do bloco afro foi atribuída ao racismo pelo líder do bloco.

"Eles tentam nos tirar visibilidade e esquecem que vivemos em um estado predominante negro. São racistas, mas continuaremos enfrentando todas essas barreiras. Esperamos fazer mais um belo desfile esse ano", declarou Vovô do Ilê.

Tudo pronto para o 41° desfile do Ilê Aiyê, no Curuzu. Personalidades e comunidade já começam a chegar para ver a saída do bloco afro mais conhecido do Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp