BNews Folia

Olodum pede permissão às divindades nesta terça-feira (9) de Carnaval

Publicado em 09/02/2016, às 13h04   Chayenne Guerreiro(@bocãonews)



O Bloco Olodum pede permissão às divindades e se apresenta nessa terça feira , último dia de carnaval, com o tema “Brasil, mostra tua cara!” - “Sou Olodum, quem tu és?, no circuito Osmar, no Campo Grande. 
Em 2016 o bloco teve três  dias de desfile, Sexta, Domingo e Terça . Na sexta-feira, o Bloco iniciou o desfile no seu berço de origem, o Pelourinho e depois compartilhou esse momento de sua história no circuito Osmar (Campo Grande) com todos os foliões.
O bloco mais lindo de se ver no carnaval baiano, o Olodum, foi criado em Salvador no bairro do Maciel - Pelourinho por um grupo de moradores em 25 de abril de 1979 numa época em que este bairro era marginalizado e discriminado pela população. 
No início, os foliões do Olodum eram apenas moradores do Pelourinho que tinham como objetivo celebrar a herança cultural africana, considerando que a maioria da população Soteropolitana é descendente de africanos.
A partir da década de oitenta o Olodum tornou-se uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro e desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a autoestima e o orgulho dos afro-brasileiros, defendendo a luta dos direitos humanos na Bahia-Brasil.
A ação cultural do Bloco Olodum contribuiu e tem contribuído decisivamente para a revitalização do Centro Histórico de Salvador não só como um lugar de visitação turística, mas também como um lugar em que a educação revitaliza esperanças, como é o caso do Projeto Educacional da Escola Olodum que capacita, jovens e adolescentes em diversas áreas do conhecimento tais como, música percussiva, dança afro, informática, formação da cidadania e outros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp