BNews Folia

Gestão do Carnaval é discutida no segundo dia do "Panorama Carnaval"

Imagem Gestão do Carnaval é discutida no segundo dia do "Panorama Carnaval"
Seminário acontece até esta quinta-feira (16) no teatro Jorge Amado, na Pituba  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/05/2013, às 07h07   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)



O novo modelo de gestão do Carnaval de Salvador foi discutido, na manhã desta quarta-feira (15), durante o painel "Governança: desafio público e privado" no segundo dia do "Panorama Carnaval". A reportagem do Bocão News esteve no primeiro dia do evento. O seminário que foi promovido pela Comissão Especial do Carnaval da Câmara Municipal de Salvador (CMS) acontece até esta quinta-feira (16), das 9h às 18 horas, no teatro Jorge Amado, na Pituba. 

Mediado pelo vereador Claudio Tinoco (DEM), vice-presidente da Comissäo e relator do evento, a mesa foi composta por Pedro Costa, presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar); Guilherme Bellintani, secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura; e Otto Pipollo, presidente da Associação dos Blocos de Salvador (ABS).

Bellintani falou sobre a nova estrutura organizacional do município que compõe um novo modelo de gestão da festa, com o ingresso da Fundação Gregório de Matos e do Grupo de Trabalho, que completou 90 dias de criação nesta última terça-feira (14) e está em constante contato com o Comcar. "Apesar de ter avançado nos últimos anos, estamos fazendo ainda uma revisão na captação de recursos e receitas do Carnaval de Salvador, com mais equilíbrio de marcas na festa. Também estamos traçando novos planos para o cinturão de trânsito na cidade e oferta de transporte, a regulamentação de ambulantes (a ideia é propor um equipamento visual como símbolo de que está regulamentado e autorizado pelo poder público para atuar na festa) e ampliação de contêineres, hoje presente em apenas 5% contra 95% dos tradicionais banheiros químicos".

Já Pedro Costa fez uma explanação dos direitos e deveres do órgão na fiscalização e a deliberação da maior festa popular do planeta. "O Comcar é o colegiado legítimo para as discussões da festa, pela sua pluralidade de representação em que participam sindicatos de músicos a ambulantes", destacou o presidente do Comcar, anunciando a instituição de uma comissão para renovar o código de ética e regimento interno. "Uma das mudanças será a proibição da junção de novas entidades com antigas, com exceção apenas àquelas que saíram ininterruptamente nos últimos 10 anos". "O Conselho deve ser fortalecido, com sede e recursos próprios para melhorar a fiscalização no Carnaval", complementou Otto Pipolo, que aproveitou para entregar documentos do órgão na época de sua gestão.

Turismo

O segundo encontro do dia trouxe à discussão o olhar para o carnaval feito para o público local e turistas. Domingos Leonelli, secretário estadual de Turismo, apresentou o conjunto de eventos que o governo estadual vem implementando na cidade, como o Espicha Verão, Salão do Turismo e a Stock Car, além de dados sobre investimento e receptividade nos últimos anos da folia. "Somente em 2013, foram investidos pelo governo do Estado mais de R$ 60 milhões no carnaval".


O diretor da Salvatur, José Alves, e o pesquisador da Ufba Marcus Alban defenderam a criação de um calendário de eventos mais amplo, que garanta o fluxo turístico durante todo o ano na capital baiana, não só no período da folia momesca.

"Precisamos criar um mix de preços convidativos, oferecendo melhores condições para quem compra pacotes turísticos com antecedência, caso contrário, continuaremos perdendo espaço para outras cidades do país e do exterior", disse Alves.  "O carnaval é um bem público e não pode funcionar apenas com uma visão comercial. Aquela ideia de baianidade que víamos outrora está perdida. Precisamos de políticas públicas urgentes para que esse conceito seja retomado e que a festa resgate a sua importância enquanto símbolo cultural", completou Alban.

Cultura

Agora, no período da tarde, acontecem mais duas mesas-redondas. O painel "Salvador, Recife e Rio: carnavais em transformação" mediado, neste momento, pelo vereador Claudio Tinoco (DEM) no #PanoramaCarnaval, no teatro Jorge Amado (Pituba). Entre os debatedores estão Alex Martins, coordenador do Carnaval do Rio de Janeiro; André Correia, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur); e Cláudia Lima, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Em seguida, dará início o painel “Carnaval, cultura e entretenimento”, com Fernando Guerreiro, presidente da FGM; Albino Rubim, secretário estadual de Cultura; e Clínio Bastos, presidente do Camarote Marketing.

Foto: divulgação / Ascom
Nota originalmente postada às 16h do dia 15

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp