BNews Pet

Posso dar coelhos de presente na Páscoa? Especialista faz alerta

Ilustrativa / Freepik
Veterinária alerta para colher que viram presente na Páscoa  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Freepik
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 26/03/2024, às 13h00


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada da Páscoa, ovos de chocolates e os coelhos passam a ser a temática dos ambientes. Os roedores, em especial, também se tornam as vezes o presente da criançada, mas não seria o ideal.

A professora do curso de Medicina Veterinária da Unijorge, Giulia Ricaldi, alerta para a responsabilidade e cuidado com os coelhos quando for presentear, para que futuramente não seja abandonado.

“Coelhos são animais classificados como domésticos, então não precisam de documentação que comprove a sua origem. Precisam de atenção especial na alimentação, saúde, ambiente e convivência. É preciso pesquisar antes de adquirir, e lembrar que não é um brinquedo, é um ser vivo com suas necessidades individuais, que precisa ser criado com responsabilidade”, esclareceu.

Giulia também relembra a importância de saber a alimentação correta e escolher o ambiente ideal. Isso porque existe um mito de que os coelhos se alimentam de cenoura. Entretanto, a verdura é apenas um petisco e a base mesmo seria o feno. Já sobre o espaço, os bichos precisam de um ambiente para correr, desde que não tenha um piso liso.

Além dos cuidados com a alimentação e moradia, a especialista alerta para os problemas de saúde, influenciados pela falta de uma dieta balanceada. As consequências podem ser doenças urinárias, colesterol alto, pneumonia, dermatite, piometra, presença de ectoparasitas e parasitas intestinais, entre outras.

“Os coelhos são muito sensíveis e têm uma expectativa de vida de 6 a 8 anos. É fundamental o acompanhamento com um Médico Veterinário especialista em animais silvestres e exóticos, pois eles têm características anatômicas e fisiológicas específicas da espécie. Vale ressaltar, que o abandono ou maltrato de animais é crime, então fica o alerta para a importância da posse responsável sempre”, finaliza a especialista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp