Cidades

Barra às escuras: "gatos" provocam falta de energia

Publicado em 18/08/2016, às 19h02   Tamirys Machado



Tem sido recorrente a falta de energia no bairro da Barra, na região do Porto, cartão postal da cidade. As denúncias que chegaram ao Bocão News foram confirmadas pela secretaria de Mobilidade Urbana da cidade, porém, o motivo segundo o responsável pela iluminação de Salvador, Bruno Barral, é simples: ligações clandestinas, mais conhecido como “gato”. 
Conforme Barral, por ser uma região com muitos ambulantes e ter um número de alto de pessoas transitando, muitos acessam a base do poste e colocam pontos de tomada, fazendo o famoso “gato” na iluminação pública. Ele explicou que “quando essa interferência acontece a rede se protege e desliga automaticamente a energia”, prejudicando assim toda a região. 
“O sistema tem um mecanismo de proteção chamado disjuntor, então quando ocorre uma interferência clandestina ele entende que deve se proteger e desliga. A equipe tem que ir ao local, achar o ponto e retirar o gato, assim é reestabelecida a energia”, informou. 
Segundo Barral a dificuldade é achar o ponto de referência e este trecho, entre o Porto e o Farol da Barra, é uma área comum ter essa intervenção. “Já solicitei apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar para ajudar e tentar coibir essa situação.  É péssimo para nossa cidade. Eles são criativos e insistentes nessa situação, gato é crime e vamos começar a identificar e enquadrar essas pessoas”, afirmou ao Bocão News.  
Barral pontuou ainda que há uma preocupação na gestão atual em cuidar dessa parte. “Iluminação pública traz qualidade de vida e segurança para a cidade. Falhas acontecem e estamos aqui para corrigir”, disse, completando que existem aproximadamente 170 mil pontos de iluminação na cidade. 

Confira o vídeo feito por leitores do Bocão News:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp