Cidades

Desmobilizado, Hospital Riverside vira alvo de preocupação por água parada em Lauro de Freitas; Sesab se manifesta

Montagem/Reprodução/Redes Sociais/@falalaurodefreitas e Mateus Pereirar/GOVBA
Espaço foi utilizado como hospital de campanha contra Covid-19 em Lauro de Freitas  |   Bnews - Divulgação Montagem/Reprodução/Redes Sociais/@falalaurodefreitas e Mateus Pereirar/GOVBA
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 26/02/2024, às 18h18 - Atualizado em 27/02/2024, às 08h54


FacebookTwitterWhatsApp

Desmobilizado em julho de 2023, o antigo hospital de campanha contra Covid-19, em Lauro de Freitas, virou preocupação por suposto foco de dengue na região metropolitana de Salvador. A denúncia foi feita pela página “Fala Lauro de Freitas”, através do Instagram.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A piscina do Hotel Riverside, onde estava instalado o Hospital Costa dos Coqueiros, está descoberta e com água parada – bastante suja – sendo um ambiente propício para proliferação do mosquito da dengue (Aedes aegypti). A denúncia cobra por uma rápida intervenção da Prefeitura de Lauro de Freitas.

Confira:

Segundo a página, o antigo espaço hospitalar é vizinho à um condomínio e os moradores estão sofrendo com os transtornos devido ao descaso do poder público. O hospital de campanha foi aberto em 2021 e desmobilizado dois anos depois, em 2023, com o fim da pandemia de Covid-19.

Considerando a necessidade de desmobilização temporária dos serviços de saúde ofertados pelo Hospital Costa dos Coqueiros - Riverside (HR), localizado na Avenida Santos Dumont, nº 8424, Km 7,5, Estrada do Coco, Município de Lauro de Freitas, Estado da Bahia, sob gestão da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área de Saúde - FABAMED”, diz o anúncio feito pelo Governo do Estado, publicado no Diário Oficial.

Em boletim divulgado nesta segunda-feira (26), a secretaria estadual de Saúde (SESAB) divulgou que o número de casos prováveis de dengue na Bahia atingiu 16.771 neste ano, até o dia 24 de fevereiro. Os dados representam um incremento de quase 100% em relação a 2023, quando, no mesmo período, foram notificados 8.408 casos prováveis.

SESAB se pronuncia

Após a publicação da matéria, a SESAB encaminhou nota ao BNews esclarecendo o caso. De acordo com a secretaria, o espaço está passando por reforma e a piscina recebe tratamento com cloro regularmente, portanto, não sendo criadouro do mosquito Aedes aegypti – principal transmissor da dengue.

Confira:

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia vem a público esclarecer informações a respeito do Hospital Riverside, localizado em Lauro de Freitas. Conforme as dúvidas levantadas pela comunidade e a circulação de informações nas redes sociais, esclarecemos que o hospital atualmente passa por um processo de reforma para melhor atender a população.
No tocante à piscina da unidade hospitalar, queremos assegurar que a mesma é regularmente tratada com cloro, seguindo todos os padrões de segurança e saúde exigidos, com o objetivo de prevenir qualquer possibilidade de se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Ressaltamos que a coloração esverdeada observada recentemente na água da piscina é resultado direto das intensas chuvas que ocorreram nos últimos dias na região, as quais levaram à proliferação de algas. Este fenômeno é natural e não está associado à presença ou à proliferação de mosquitos ou de qualquer vetor de doenças.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia está comprometida com a saúde e o bem-estar da população baiana e segue monitorando e implementando as medidas necessárias para garantir a segurança e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos em todo o estado.
Para evitar interpretações equivocadas, a piscina será completamente esvaziada até o término das intervenções.
Essa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp