Cidades

População denuncia situação do transporte público de Santo Antônio de Jesus: 'Ônibus sucateados'

Genilson Santos | Ônibus Brasil
Ônibus do município estão em péssimas condições estruturais, levando perigo para quem depende  |   Bnews - Divulgação Genilson Santos | Ônibus Brasil

Publicado em 29/04/2024, às 21h48   Redação BNews



A condição do transporte público na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, está deixando a população exausta e em busca de respostas. Conforme denúncias em vídeos exibidos nas redes sociais, os ônibus do município estão em péssimas condições estruturais, levando perigo para quem depende deles.

O perfil do Instagram 'Queremos Transporte' afirmou, por meio de um vídeo, que a situação se arrasta há três anos, e teve início após o rompimento do contrato da Prefeitura com a Lorentur, empresa que prestava serviços ao município.

Com o fim da parceria, a gestão contratou a Romastur, mas os problemas começaram a aparecer: ônibus em péssimas condições, roteiros atrasados e rotas canceladas.

A população então decidiu protestar e, no meio de diversas críticas, o então sócio da Romastur, José Antônio Rodrigues, denunciou na Câmara de Vereadores em setembro de 2023, supostas irregularidades no pagamento pela Prefeitura de assistência financeira destinada a auxiliar o custeio da gratuidade de pessoas idosas nos transportes coletivos.

Na época, foi instaurado um Processo Administrativo de Sindicância visando à apuração da denúncia. O Secretário de Trânsito e transporte de SAJ, Cosme Bittencourt, rebateu as acusações, afirmando que todas foram infundadas. 

“Nós conseguimos um auxílio do Governo Federal para a Romastur de quase R$ 900 mil, mesmo a empresa não tendo enfrentado as fases agudas de prejuízos causados pela COVID 19. A partir do recebimento desse recurso foi solicitado da empresa diversas vezes a prestação de contas desse valor. Portanto, o investimento na cidade, a partir da instalação de 30 pontos de ônibus, como consta na cláusula do contrato de concessão emergencial 342/2021, podem ter sido proveniente desse recurso federal ou não. Nunca nos foi prestado conta. O nossa requisição foi que os usuários do transporte pudessem esperar num ponto de ônibus mais confortável e digna”, disse o secretário.

O escândalo, portanto, foi o suficiente para que a cidade ficasse sem transporte público por alguns dias e terminou com a falência da Romastur. Diante do cenário, a prefeitura teria contratado a SAJ Transportes, que parecia ser a solução, mas continuou não oferencendo suporte suficiente para os moradores do município.

O BNews procurou a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp