Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: James Bond no Detran

Divulgação/ Arquivo BNews/ Reprodução/ Redes sociais
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Arquivo BNews/ Reprodução/ Redes sociais

Publicado em 07/11/2019, às 04h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

James Bond no Detran
Um investigador de alta patente da polícia está infiltrado no Detran-BA. Isso porque as atrocidades que foram feitas antes da gestão do atual superintendente Rodrigo Pimentel foram encaminhadas ao Gaeco do MP-BA e à Polícia Federal. O que foi levantado por esse jovem rapaz é coisa de deixar qualquer um Fernandinho Beira-Mar de cabelo em pé. A turma das letrinhas foi de Santa Catarina ao Maranhão e não teve nenhum mansinho nessas falcatruas. O governador Rui Costa autorizou o cacique do órgão a fazer a limpa, expulsar de lá os políticos de diferentes correntes e até filho de peixe grande vai no bolo.

Fieb sitiada

Bastou a Fieb lançar um edital de reforma no valor de R$ 50 milhões para alguns empreiteiros baianos se engalfinharem nos bastidores para levar o certame. A briga está tão feia que dois velhos conhecidos se estranharam em um restaurante de carnes da cidade. O presidente Ricardo Alban vai precisar de muito pulso firme para não deixar nenhum gatinho levar a obra. Tem políticos graúdos envolvidos no meio. Logo, logo os órgãos federais estarão de olho. É esperar para ver o vencedor.

Quem tem medo de Pierre?
O fantasma da Pierre Bourdieu voltará a assombrar muita gente. A investigação sobre a ONG que prestava serviço à Secretaria de Educação de Salvador segue a plenos pulmões na Secretaria de Segurança Pública da Bahia, tocando em cheio em figurões da política soteropolitana e do Judiciário baiano. Não ficará pedra sobre pedra. Já corre o zum zum zum que o balanço da apuração pode respingar na sucessão municipal de 2020, tocando em alguns pré-candidatos, advogados e políticos coirmãos.

Rui não digere Nelson Leal

A viagem do governador Rui Costa teve que ser antecipada em dois dias por conta de uma manobra pesada do presidente da AL-BA, Nelson Leal. O chefe do Legislativo baiano está indo pra cima da base do governador com o objetivo de derrubar a PEC que impede a reeleição na Casa. Até aí tudo bem, não fosse o risco de Leal não cumprir o combinado de passar a presidência para Adolfo Menezes (PSD). A movimentação é quente e, segundo apostam fontes do BNews, o bicho vai pegar no campo governista. Incêndio à vista.

#tbt: Onde está Wally?

Solto desde abril deste ano, após quatro anos de prisão, o ex-deputado federal Luiz Argolo ainda não deu as caras. Volta e meia, alguém em uma roda de resenha política questiona o paradeiro do rapaz, que se deliciou muito no passado com vinhos de R$ 2 mil. Agora, com o selo da Lava Jato na testa, o paladar foi reduzido a saborear uma Schin. 

Nautilus naufragou

Alguns funcionários da CMS, em contato com a coluna NSP, soltaram a “ripa” na terceirizada Nautilus, que presta serviços à Casa do povo. Garantem que tem alguns que já não recebem salários há três meses. Fontes palacianas ligadas ao presidente Geraldo Jr. afirmam que a paciência do jovem gestor já se esgotou e que ele já está providenciando passar o rodo na referida empresa. E o pior é que a Câmara paga rigorosamente em dia os seus fornecedores, daí a fúria do cacique do paço municipal.

Agravante
A terceirizada ainda vai ter problemas com o MPT porque não recolhe uma série de tributos trabalhistas. Quando paga alguns salários, o faz em duas parcelas no mês. Dizem que ela é ligadíssima a um cacique da política local.

O julgado e o beneficiado

O TRE-BA ainda não deu o xeque-mate sobre o futuro político de Targino Machado, mas os corredores da Assembleia Legislativa da Bahia já fazem conjecturas sobre a liderança da oposição sob a batuta do vice-líder Tiago Correia. A cada click que mostra os dois revirando papéis, explodem rumores e teorias da conspiração. A conferir.

Ela não está aqui... mas mandou áudio

O pau quebrando na CMS e Lorena Brandão na ponte aérea Brasil-Israel. A vereadora de mandato eclesiástico fez passeio religioso no túmulo de Jesus Cristo - onde há a inscrição 'Ele não está aqui -, mas antes de voltar à capital baiana, soltou um áudio que provocou um pandemônio na votação dos vetos ao projeto de lei sobre o transporte por aplicativo. 

Arregaram?

Todos ficaram na expectativa para o "quebra-pau" anunciado pelos vereadores Duda Sanches e Henrique Carballal no Zap-Zap dos vereadores da Câmara Municipal de Salvador (veja aqui). Dudinha fez questão de ficar no Plenário nas duas sessões ordinárias após a confusão. Já Carballal registrou presença e se mandou do local.

Bolão

Resta saber quem venceria o duelo de cavalheiros. Duda, aliás, está mais fortinho depois que emagreceu e há muita gente que acha que ele derrubaria o colega com um golpe só.

Já que é pra tombar, tombei
A repórter de política do BNews, Yasmin Garrido, protagonizou, na última sexta-feira (1º), uma entrada triunfal no evento da ABIH, em um hotel do Costa Azul.
Ela, com uma calça branca, no estilo “sextou na Bahia”, e com um salto Luís XV, não viu um batente na entrada do hotel e acabou indo ao chão. Como diz a música de Karol Conka, já que é pra tombar, ela tombou.
Em seguida, a jornalista foi socorrida, ainda ao chão, pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior. “O BNews não pode cair nunca”, disse o parlamentar.
Já recuperada, Yasmin voltou à pose, limpou a calça e se dirigiu ao evento, que aconteceu no primeiro piso do hotel. “Ainda bem que não me machuquei nem sujei a roupa”, disse ela, ainda assustada.

Nicolas Cage, é você? 

Fábio Villas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, bem que tentou, mas a repaginada no visual saiu pela culatra. A lista de elogios que circulou nos bastidores foi mais ou menos assim: “estrábico, loiro e querendo ser mais jovem”. Mas o moço é insistente, tá malhando e tudo mais. Dizem que começou os preparativos para enfrentar a maratona de 2020.

Tinoco e Geraldo Júnior - Ave Maria, que colada!

Depois do peitoral ousado à la Tony Ramos, o secretário de Cultura e vereador licenciado, Cláudio Tinoco, estrelou essa cena apetitosa nas bochechas do presidente da CMS, Geraldo Júnior. Isso tudo é saudade do Legislativo, Tinoco?

Velório comunista

Só faltou uma coisa na coletiva do PCdoB que anunciou a pré-candidatura de Olívia Santana à prefeita de Salvador. E não foi Alice Portugal. O principal comentário de quem acompanhou a agenda comunista é que o cerimonial pecou em não ter colocado uma música fúnebre ao fundo. Querem governar Salvador nesse ânimo?

Sem projeto e sem legado
Olívia Santana, apesar de atuar há mais de 30 anos na política, não tem um legado forte para bater de frente com ACM Neto e seus pupilos. Além de não ter um projeto de governo consolidado, pois espera ‘construí-lo com participação dos soteropolitanos’, ela não é unanimidade na esquerda baiana. Esta pulverização da esquerda só a prejudicará no enfrentamento a Bruno Reis, provável escolhido por Neto e que está com a máquina pública nas mãos e uma cidade transformada por seu mentor. Resta saber se ela vai encarar a realidade, optar por sair como candidata à vice-prefeita, ou se continuará com a ideia de ser a primeira prefeita negra de Salvador apesar dos pesares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp