Coronavírus

Rússia pede à OMS aprovação de uso emergencial de vacina contra Covid-19

Reprodução/GOVESP
A vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, em Moscou, foi a primeira vacina registrada contra a Covid-19 do mundo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/GOVESP

Publicado em 27/10/2020, às 13h33   Redação BNews



A Rússia anunciou nesta terça-feira (27) que solicitou à Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovação do uso emergencial da Sputnik V, uma de suas vacinas desenvolvidas contra a Covid-19. As informações são do portal G1. 

No final de setembro, a OMS divulgou critérios para avaliar imunizações candidatas para potencial uso de emergência.

O fundo estatal russo, responsável pela produção do imunizante, apresentou pedidos para registro acelerado na Lista de Uso de Emergência (EUL, na sigla em inglês) e pré-qualificação do imunizante. 

O diretor do fundo, Kirill Dmitriev, comentou o pedido, afirmando que ele "permitirá que a Sputnik V seja incluída na lista de produtos médicos que atendem aos principais padrões de qualidade, segurança e eficácia". A vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, em Moscou, foi a primeira vacina registrada contra a Covid-19 do mundo. 

Há cerca de duas semanas, a Rússia anunciou um segundo registro, da EpiVacCorona, desenvolvida pelo Instituto Vector, na Sibéria. No Brasil, a vacina russa tem previsão de ser produzida e testada em fase três a partir de uma parceria firmada com o estado do Paraná.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp