Coronavírus

Trabalhadores de hospital de campanha em Salvador se desesperam com fechamento da unidade

Igor Santos/ Secom
Eles alegam que a população ficará desassistida, "mesmo com o aumento dos casos de coronavírus” na capital baiana   |   Bnews - Divulgação Igor Santos/ Secom

Publicado em 13/11/2020, às 19h36   Redação BNews



Trabalhadores da Tenda 2 do Hospital de Campanha do Wet'n Wild foram pegos de surpresa com o anúncio de fechamento do local na próxima sexta-feira (20). Eles reclamam que a prefeitura de Salvador não pensou nos mais de 300 colaboradores que ficarão desempregados ou na população que ficará "desassistida, mesmo com o aumento dos casos de coronavírus” na capital baiana. 

“A Tenda 2 de combate ao coronavírus será fechada com todos os leitos de UTI lotados e alto índice de internação da enfermaria, deixando assim todos os colaboradores desempregados. A prefeitura não teve nem a compreensão de informar a gente sobre esse fechamento da tenda. Estamos desesperados e de mãos atadas”, afirmou um dos trabalhadores.

Outro funcionário aponta que Salvador está na contramão da Saúde. “A segunda onda de Covid-19 tem ceifado em outros países muitas vidas, aqui no Brasil já reconhecida inclusive pelo Governo Federal. O fechamento de um hospital não pode ser negligenciado, é um instrumento de saúde importante que visa atender a população mais pobre. São pessoas muitas vezes humildes, de origem de várias cidades do estado. A possibilidade de fechamento sobrecarregará os demais hospitais da cidade, que passarão a receber pacientes acometidos pela Covid -19, e isso trará o caos ao sistema de saúde pública baiana”, destacou o denunciante. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou a desativação da Tenda 2 do Hospital de Campanha do Wet'n Wild no próximo dia 20 e informou que os pacientes assistidos serão realocados para outros hospitais voltados para Covid-19 em Salvador, através da regulação a partir da semana que vem.

“A desmobilização acontece por um acompanhamento sobre a taxa de ocupação dos leitos da cidade, caso seja necessário, a qualquer momento será possível retomar a estrutura temporária. Portanto, a gestão municipal contará com leitos no Hospital Municipal, Itaigara Memorial e Sagrada Família”, alegou a SMS.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp