Coronavírus

Capitais nordestinas registram crescimento de casos de Covid-19; saiba quais

Joilson César / BNews
O boletim da FioCruz, divulgado na última quinta-feira (14), destaca o crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 18/09/2023, às 11h43   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

A pandemia acabou, mas o Covid-19 ainda é um perigo para a sociedade. O boletim da FioCruz, divulgado na última quinta-feira (14), destaca o crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à doença.

Aracaju, Fortaleza, Maceió e Salvador estão entre as oito capitais que registram crescimento de casos de Covid-19. O sinal se dá principalmente nas crianças e pré-adolescentes (até 14 anos).

Segundo o pesquisador Marcelo Gomes, embora o ritmo de crescimento não seja alarmante, merece atenção. Diante do atual cenário, o coordenador do InfoGripe destaca para a importância da testagem e reforça a necessidade de a população estar em dia com a vacinação contra a Covid-19.

"É fundamental a vacina no braço dentro da recomendação atual das doses de reforço. Caso não esteja em dia, busque o posto de saúde mais próximo. Assim, esse ciclo de crescimento de Covid-19 que estamos começando a observar será de menor impacto. O risco fica bem menor com a vacina, principalmente, para evitar o desenvolvimento de casos graves".

Sobre a testagem, o pesquisador recomenda a quem apresentar um quadro de resfriado ou sintomas gripais (como dificuldades respiratórias, tosses, espirros e desconfortos no corpo) a procurar um posto de saúde ou a buscar o seu médico da família para se informar e fazer a a testagem. "Além disso, a recomendação, principalmente neste momento, é que pessoas com sintomas de síndrome gripal possam fazer repouso, ficar em casa e fazer o isolamento. Essas medidas são importantes não só para a recuperação, mas também para diminuir a circulação de vírus respiratórios na nossa população, seja por causa da Covid-19 ou qualquer outro vírus respiratório". Gomes reforça ainda que para quem apresentar esses sintomas e tiver que sair de casa, o uso da máscara de proteção é imprescindível.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp