Cultura

Livro ‘Mulheres de Axé’ é lançado em evento no TCA

Bocão News
Obra traz a história de 150 yalorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo  |   Bnews - Divulgação Bocão News

Publicado em 15/11/2013, às 23h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O livro ‘Mulheres de Axé’, que traz a história de 150 yalorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, será lançado no próximo dia 17 de novembro (2013), em evento para convidados que acontecerá no Teatro Castro Alves (Campo Grande).

“É uma valorização pela história de luta, ações empreendedoras e de resistência das religiosas, fundamentais para manter viva a tradição do povo negro e das religiões de matrizes africanas”, definiu o historiador Marcos Rezende, que organizou a publicação.

O evento acontece a partir das 17h, no vão livre do TCA, com sessão de autógrafos. 500 unidades da obra serão distribuídas entre mães de santo da Bahia.

Uma sessão de filme, que acontece a partir das 18h, encerra o encontro. Além da exibição de um documentário – de 30 minutos – derivado da publicação, também será projetado o filme ‘Jardim das Folhas Sagradas’, do cineasta baiano – e diretor geral do IRDEB – Pola Ribeiro.

Apoiada pela Fundação Cultural Palmares e pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult-Ba), Políticas para as Mulheres (SPM) e Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), a festa receberá 1.200 convidados ilustres. Estarão presentes, para além de mulheres e homens de axé, governantes, lideranças dos movimentos negros e de defesa da liberdade religiosa, representantes de instituições de defesa dos direitos humanos, além de personalidades e artistas.

O produtor musical e filho de santo Dick Johnny, responsável por impulsionar a Axé Music, já confirmou presença no evento e destacou a beleza do livro. “Essa publicação está linda demais. Fotos belíssimas de pessoas indispensáveis na cultura baiana”, elogiou.

‘Mulheres de Axé’, que conta com imagens dos fotógrafos Fafá Araújo, Jean-Claude Aldonce e Sandro Bahia e programação visual do design Jonas Santos, é uma realização do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e conta com apoio do Governo da Bahia, através de Casa Civil, SPM e SEPROMI.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp