Denúncia

Idosa abriga 74 gatos e vizinhos relatam problemas devido ao excesso de animais em Salvador

Ilustrativa / Pixabay
Todos os 74 gatos são cuidados por vizinhos e síndico após o abandono da família da idosa  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Natane Ramos / Maycol Douglas

por Natane Ramos / Maycol Douglas

Publicado em 16/04/2024, às 13h20 - Atualizado às 14h34


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores de um apartamento no bairro de Costa Azul, em Salvador, relataram um problema alarmante devido ao excesso de gatos que uma de suas vizinhas abriga em sua residência, ocasionando diversos problemas no dia-a-dia dos habitantes da região.

Acontece que uma idosa, de 78 anos, está abrigando cerca de 74 gatos na residência. No entanto, segundo uma das vizinhas, a senhora sofre com esquizofrenia e está hospitalizada devido a uma queda que tomou em fevereiro deste ano, que ocasionou lesões no fêmur e bacia, impossibilitando que a mulher cuidasse dos felinos.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Em uma entrevista ao BNews, nesta terça-feira (16), Edmilson Cruz, que mora ao lado da idosa, relatou os problemas que vem enfrentando devido ao mau cheiro, além das  dificuldades para dormir decorrente dos barulhos reproduzidos pelos animais. "O mau cheio é demais, os gatos brigando, eu tenho que andar com o meu apartamento todo fechado, o corredor é uma fedentina e os gatos se agredindo", iniciou o relato.

"Teve uma época que caiu um gato e danificou um toldo, foram cinco gatos que foram mortos de cair da janela. Essa situação tá horrorosa demais", desabafou informando que o caso vem ocorrendo a mais de 30 anos.

A moradora Italva Almeida relatou a preocupação com os felinos que ela se mobilizou para cuidar. "Esses animais estão sofrendo a muitos anos, quando eu comecei já tem uns 6 anos. Eu já estou na quinta etapa de ajuda, eu que castrei esses animais junto com Rita Azevedo, junto com o doutor Fernando, e com o apoio de André, que foi o único síndico que apoiou, os demais síndicos nunca apoioaram", explicou.

"Os animais não são agressivos, mas eles são medrosos. Então, a gente tomou a atitude de castrar pela particular, tivemos o apoio de alguns veterinários que ajudaram e fomos castrando os animais, tanto que hoje não tem um animal sem castrar aí, se não estavam procriando", reforçou.

A idosa teria caído no dia 14 de fevereiro e sido encontrada no chão por Italva que se disponibilizou para cuidar de seus felinos. "Estou cuidando dos animais com meus recursos. Inicialmente eu recebi o apoio da família, mas o que eles deram de ração só deu para 12 dias. Então, estou trazendo do meu bolso, só que eu sou protetora e ainda ajudo animais de rua, aqui tem tutor!"

"Existe um tutor, mas eles não estão dando importância, por eles os gatos morrem. E eu não posso fazer uma coisa dessas, eles tem vida e precisam de ajuda, então me prontifiquei a ajudar", declarou a protetora animal que cuida dos felinos mesmo apresentando diversos problemas de saúde.

A moradora voltou a apontar o descaso da família da idosa para, solicitando ajuda para o cuidados dos felinos. "Eles estão omissos a essa situação. Espero que a Prefeitura ou Ministério Público, que levem esses animais para um local de amor, respeito por eles, pois eles já sofreram demais. Já tiveram muitos animais jogados, eu que botei rede no apartamento. Isso não é justo com os animais! Os animais tem vida, eles precisam de apoio, eles precisam sair daqui para um lugar digno”, informou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp