Economia & Mercado
Publicado em 26/04/2021, às 17h29 Redação PNotícias
Os setores mais relacionados ao Dia das Mães devem vender em maio R$ 4,2 bilhões, um percentual de 0,5% maior do que igual período de 2019, conforme apontam as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).
“Para melhor entender o cenário atual, o recomendado é fazer a comparação com um mês de vendas normal, ou seja, optou-se pelo mês de maio pré-pandemia, em 2019”, afirma Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA.
O levantamento da federação aponta o setor de eletroeletrônicos com alta prevista de 10,8% na comparação com o mesmo mês de 2019. A segunda alta esperada é dos Supermercados, de 9,2%.
“São segmentos a serem beneficiados pela nova injeção do auxílio emergencial, em média de R$ 250, mas que vem se destacando ao longo dos últimos meses, sobretudo o de eletroeletrônicos, por conta do bom momento do mercado imobiliário, em que as pessoas estão investindo em computadores e televisores para adaptação ao novo normal”, explica o especialista.
Ainda de acordo com Guilherme, supermercados devem ter aumento de preço por conta da alta de preços dos produtos. “Este setor também conta com a ajuda do medo de sair de casa, de ir a bares e restaurantes para celebrar o domingo festivo. A tendência é de que as famílias façam uma reunião mais íntima, comprem alimentos e façam a refeição em casa”.
O consultor avisa que não há como captar, através da pesquisa, quais os itens mais procurados para os Dia das Mães. Porém, tradicionalmente, as pesquisas de mercado feitas para a época, sempre apontam para bens não duráveis (roupas e calçados) como preferência do dia.
No entanto, o setor de vestuário foi um dos mais afetados pela pandemia. E não conseguiu se recuperar em nenhum momento desde março do ano passado. A expectativa é que haja uma queda nas vendas de 29,8% na comparação com maio de 2019.
Por mais que a projeção para lojas e farmácias seja de queda de 11,7%, o cenário para o setor não é dos piores. “Neste caso, é só um caso de base de comparação mais alta, pois o setor apresentou bom desempenho ao longo do ano passado, principalmente no início da pandemia com as pessoas buscando itens como álcool em gel e antialérgicos”, conclui Guilherme.
Desta forma, o Dia das Mães de 2021 será atípico, ainda sob os receios da pandemia do coronavírus. O cenário atual é relativamente mais favorável que em 2020, pois as pessoas já têm muito mais conhecimento sobre proteção e o medo acaba sendo menor. Os canais de vendas alternativos, como o e-commerce, conseguiram se estabelecer com agilidade e qualidade na entrega.
“Ainda há muito chão pela frente para os empresários voltarem a se planejar e comemorar um sucesso de vendas no mês que sempre foi o melhor para o varejo no primeiro semestre”, considerou Guilherme.
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