Economia & Mercado
Cerca de 20% da população brasileira vive em imóveis alugados. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), publicada em dezembro de 2023. Eles mostram que o número tem crescido desde que a análise começou a ser feita, em 2016.
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Essa demanda vem impulsionando o mercado de Seguro Aluguel, produto desenvolvido para o mercado de proprietários, inquilinos e imobiliárias. Na Tokio Marine, um dos principais players deste segmento, o Seguro Aluguel tem crescido de forma exponencial nos últimos anos, chegando à casa de três dígitos.
Apenas em 2023, a companhia registrou crescimento de quase 170% em relação ao ano anterior, com mais de R$ 154 milhões de faturamento. Desde o seu lançamento em 2019, o produto alcançou a marca de 82 mil apólices emitidas e registrou faturamento de R$ 348 milhões.
Atualmente, na empresa, o esse seguro conta com mais de 34 mil contratos vigentes em mais de 780 cidades de todo o Brasil. Para Magda Truvilhano, Superintendente de Produtos RD Massificados da Tokio Marine, a expansão do Seguro Aluguel no mercado brasileiro pode ser atribuída a uma combinação de fatores.
“Além da maior demanda por imóveis para locação nos últimos anos, essa modalidade de garantia é livre de burocracia e mais ágil, dispensando a figura do fiador ou pagamento caução, o que facilita o processo de locação para todos os envolvidos. A opção pelo Seguro Aluguel ocorre pelas vantagens para o proprietário, que tem assegurado o pagamento durante toda a vigência do contrato em caso de inadimplência, e para o inquilino, que não precisa recorrer a um fiador ou fazer um depósito antecipado como garantia”, explica.
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