Economia & Mercado

Logística reversa reduz gastos operacionais e impacto ambiental causados por aparelhos eletrônicos

Divulgação / Recicla Latas
Logística reversa facilita cumprimento de regulamentações ambientais mais rigorosas, diz especialista  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Recicla Latas
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 10/05/2024, às 07h55 - Atualizado às 07h56



Logística reversa é o termo que conceitua o processo de recolhimento, descarte e reaproveitamento de embalagens, produtos e materiais diversos que não possuem mais utilidade.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Precisa - se atentar para o fato de que, o consumismo, aliado ao aumento das aquisições online, as pessoas têm descartado um número cada vez maior de itens no meio ambiente, causando danos na natureza que somente iniciáticas promovidas através da logística reversa implementada pelas redes empresarias podem mitigar.

E esse impacto é maior quando se trata de aparelhos eletrônicos. Uma pesquisa feita pela Grand View Research, traz um prognístico de que as práticas de reciclagem e reutilização estabelecidas por meio da logística reversa “podem reduzir os custos associados à aquisição de novos materiais em até 60%, ao mesmo tempo em que diminuem o impacto ambiental relacionado à produção de novos produtos”.

Segundo Carlos Tanaka, especialista em e fundador da PostalGow, “processos automatizados de triagem e reparo recuperam componentes valiosos e asseguram que eles sejam reutilizados ou reciclados de forma adequada, minimizando o desperdício e reduzindo a demanda por novos materiais”, relata.

Para ele, “as empresas do setor de telecomunicações que adotam essas práticas economizam significativamente na aquisição de matérias-primas e na gestão de estoques, melhorando a eficiência operacional. Além disso, ao oferecer produtos recondicionados, as empresas podem atingir um segmento de mercado mais sensível ao preço, aumentando assim sua base de clientes e receitas”.

E conclui: “Com a reutilização de componentes e o descarte adequado de materiais, as empresas passam a cumprir regulamentações ambientais mais rigorosas e fortalecem suas credenciais de sustentabilidade”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp