Economia & Mercado

Mercado: Entenda papel dos acampamentos educativos no aprendizado

Divulgação / Aruanã Acampamentos
Contato com natureza e prática de atividades ao ar livre auxiliam no aprendizado  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Aruanã Acampamentos
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 20/05/2024, às 10h18 - Atualizado às 10h36



Em meio à era digital e ao aumento do tempo de exposição das crianças às telas, a busca por alternativas que promovam o desenvolvimento saudável dos pequenos tem se tornado cada vez mais relevante. Nesse contexto, os acampamentos educativos têm se destacado como uma opção que alia diversão, aprendizado e contato com a natureza, ao mesmo tempo que proporciona uma oportunidade de detox digital. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com o levantamento da TIC Kids Online Brasil, que entrevistou mais de 2,7 mil famílias com filhos entre 9 e 17 anos no país, em 2023, 24% dos jovens tiveram seu primeiro acesso à internet ainda na primeira infância, ou seja, antes dos seis anos de vida. Esse número é 13% maior em relação a 2015, o que coloca pais e educadores em situação de alerta. 

O Aruanã Acampamentos e Eventos, por exemplo, que atua há mais de 30 anos, com crianças e jovens, em Embu-Guaçu/SP, oferece uma estrutura de 260 mil metros quadrados, no coração da Mata Atlântica. O espaço recebe não só diversos grupos de escolas, como também empresas, igrejas, crianças e grupos em geral para proporcionar momentos de aprendizado, diversão e contato com a natureza. 

Durante as férias escolares, por exemplo, são realizadas tradicionais temporadas de férias, recebendo crianças e jovens de diversos lugares para uma programação repleta de atividades recreativas, esportivas, culturais e de integração. 

“O contato com a natureza e a prática de atividades ao ar livre são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. E, no Aruanã, oferecemos um ambiente seguro e acolhedor, onde eles podem explorar a natureza, vivenciar desafios, desenvolver habilidades socioemocionais e criar memórias afetivas para toda a vida”, destaca Camila Gaudio, diretora do Aruanã e vice-presidente da Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE). 

Além das atividades recreativas, o acampamento também oferece programas educativos, como os Estudos do Meio, que permitem aos alunos vivenciarem na prática o que aprenderam em sala de aula, explorando temas como sustentabilidade, meio ambiente, história e cultura. Essas experiências pedagógicas contribuem para a formação de cidadãos conscientes e engajados, despertando o interesse pelo conhecimento de forma lúdica e significativa, promovendo o desenvolvimento de importantes soft skills. 

Confira outros 12 acampamentos bastante conhecidos no Brasil:

1. Camping Aldeia do Bambu – Aldeia Velha (RJ)

2. Camping do Siri – Marataízes (ES)

3. Camping Pachamama – Alto Pparaíso (GO)

4. Camping Cabreúva – Cabreúva (SP)

5. Camping Lagoamar – Garopaba (SC)

6. Camping Paraíso Tropical – Bombinhas (SC)

7. Camping Paraíso do Caju – Lençóis Maranhenses (MA)

8. Camping Sítio Pedra Solta – BEZERROS (PE)

9. Camping Refúgio Água Azul – NOBRES (MT)

10. Camping Aconchego da Serra – Carrancas (MG)

11. Camping Pedra do Sino – Ilhabela (SP)

12. Camping Mundaí – Porto Seguro (BA).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp