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Mercado: Marcas que adotam IA podem quadruplicar conversões, aponta estudo; entenda

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Estudo revelou que tecnologia melhora eficiência operacional e oferece oportunidades inéditas para mercado  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 20/05/2024, às 08h31 - Atualizado às 08h37



A adoção da inteligência artificial (IA) pelas empresas está transformando o panorama dos negócios em ritmo acelerado. Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados, prever tendências e automatizar processos complexos, a tecnologia não só melhora a eficiência operacional, mas também oferece oportunidades inéditas para personalização e engajamento do cliente.

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É o que comprova o relatório "A Vantagem da IA no Engajamento do Cliente", produzido pela CleverTap, plataforma de marketing digital especializada em engajamento e retenção de usuários. De acordo com o estudo, marcas que adotam IA podem aumentar as conversões em 4 vezes. 

Para levantar esse dado, a empresa analisou 42 marcas globais e conduziu campanhas para milhões de clientes em mais de 50 países. Os participantes da pesquisa incluíram um amplo espectro de profissionais, desde especialistas técnicos em IA até estrategistas de marketing, incluindo perfis como VPs, CMOs, líderes de Ciência de Dados, Gerentes de Produto e Profissionais de Marketing. 

Principais insights no âmbito do engajamento do cliente:

54% dos entrevistados alcançaram geração de conteúdo mais rápida e lançamento de campanhas com IA.

82% dos entrevistados experimentaram aumento na eficiência operacional com IA ao simplificar fluxos de trabalho e automatizar a geração de conteúdo.

64% dos entrevistados usaram IA para construir experiências personalizadas e conteúdo que ressoam com preferências individuais em escala, utilizando experimentação em tempo real para engajamento ideal.

39% dos entrevistados utilizaram IA para automação da tomada de decisões e para tomar decisões mais informadas ao analisar grandes volumes de dados, prever resultados e estrategizar a próxima melhor ação.

Dados da adoção de IA pelas equipes de uma marca:

71,4% dos entrevistados destacam que os recursos de IA são mais amplamente utilizados pelas equipes de conteúdo, ressaltando o papel fundamental que a IA desempenha no segmento. 

Seguido por equipes de marketing em crescimento com 57,1%, indicando uma aplicação robusta de IA na elaboração de estratégias e na expansão dos esforços de marketing. As equipes centrais de marketing e de produto também integram IA em suas operações, embora em menor grau. 

Segundo Jacob Joseph, VP de Data Science da CleverTap, os insights destacados no relatório oferecem uma excelente abordagem estratégica para marcas nos estágios iniciais de adoção de IA: “Essas marcas devem ter como objetivo progredir, ganhar maturidade e alcançar melhorias significativas nas taxas de conversão e no valor do negócio. Afinal, a IA no envolvimento do cliente ou em uma pilha de tecnologia não é mais apenas um aprimoramento, mas uma necessidade para uma vantagem competitiva, ao mesmo tempo em que atende às crescentes expectativas dos consumidores.” 

Além disso, o estudo também avaliou o impacto da adoção do Clever.AI, seu mecanismo de inteligência artificial, nas marcas, categorizando as empresas com base no valor que elas obtiveram por meio de três níveis distintos de adoção da tecnologia.

Essas classificações são determinadas pelo uso dos recursos da ferramenta para impulsionar a eficiência operacional, aprimorar a personalização, a experimentação em escala e automatizar a tomada de decisões. 

Segundo Jacob Joseph, VP de Data Science da CleverTap, a IA é o catalisador que remodela todas as facetas das marcas atuais – desde a otimização das operações e o enriquecimento do envolvimento do cliente até a revolução da tomada de decisões.

“Os insights destacados em nosso relatório de pesquisa de mercado de 2024 oferecem uma excelente abordagem estratégica para marcas nos estágios iniciais de adoção de IA que devem ter como objetivo progredir, ganhar maturidade e alcançar melhorias significativas nas taxas de conversão e no valor do negócio. Afinal, a IA no envolvimento do cliente ou em uma pilha de tecnologia não é mais apenas um aprimoramento, mas uma necessidade para uma vantagem competitiva, ao mesmo tempo em que atende às crescentes expectativas dos clientes”, concluiu.

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