Economia & Mercado
Publicado em 09/12/2022, às 06h30 Cadastrado por Beatriz Araújo
As projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) para o comércio varejista no mês do Natal em 2022 são positivas. De acordo com o órgão, o setor deve registrar alta de 0,6% ao longo do mês de dezembro, atingindo um faturamento de R$ 11,45 bilhões, o que corresponde a um total de R$ 70,4 milhões a mais do que no ano passado.
Um dos setores mais procurados por quem deseja presentear alguém nesta época do ano é o de Vestuário e Calçados. Ainda em 2022, o segmento deve crescer 13,5% na comparação com o ano passado. O desempenho positivo está relacionado tanto à inflação, quanto ao controle da pandemia.
De acordo com o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, os preços dos produtos do setor tiveram forte aumento dado o encarecimento dos insumos como algodão, poliéster, entre outros. Além disso, o economista destaca que o recente retorno da obrigatoriedade das máscaras não deve impactar o comércio varejista.
“É natural pensar que os encontros devem acontecer num número maior este ano, o que demandará certamente mais comida e bebida para as confraternizações. Nessa linha, os Supermercados tendem a ter um aumento de 11,7% nas vendas em dezembro”, afirmou Dietze.
Os consumidores também têm buscado perfumes e cosméticos, o que deve levar a um crescimento de 2,2% no setor de farmácia, se comparado ao ano anterior. A projeção também é positiva para o setor de eletrodomésticos e eletrônicos, com previsão de alta de 3%.
“Neste ano, temos a Copa do Mundo de forma excepcional ao longo de dezembro, o que ajudará a aquisição de televisores, aparelhos de som, entre outros”, informou o consultor econômico.
Quedas
Se no comércio varejista tudo deve ir bem, o setor de móveis e decoração não tem boas projeções e deve recuar 19,5%. A atividade, contudo, é a que tem menor faturamento no levantamento, o que gera uma influência menor no resultado geral final.
As vendas de veículos e motos também deve registrar um recuo, com -9,7% em suas atividades, bem como o grupo relacionado ao comércio de combustíveis para veículos, com -5,5% de desempenho.
“Embora seja uma variação tímida, de 0,6%, pode se considerar um resultado positivo diante do que o setor enfrentou ao longo deste ano de 2022, de muita instabilidade, com guerra na Ucrânia, alimentando a inflação e provocando um aumento maior nos juros e o encarecimento do crédito”, comenta o consultor econômico.
As vendas em 2022 também devem ser melhores que em 2021 em razão do aumento do valor do 13º salário injetado na economia. “Apesar dos aposentados e pensionistas terem recebido parte dos recursos de forma antecipada na primeira parte do ano, foram criadas 125 mil vagas formais no estado até setembro, o que gerará uma movimentação maior em 2022, mesmo que parte receba de maneira proporcional a sua entrada no mercado de trabalho. Essa variável certamente está no radar do empresário baiano que tende a contratar mais para atender um público maior”, explicou Dietze.
“O varejo baiano pode celebrar pela primeira vez desde o período da pandemia um mês de dezembro, período do Natal, com aumento nas vendas. Será um excelente termômetro para validar a continuação do aumento das vendas no próximo ano”, finalizou o consultor econômico da Fecomércio-BA.
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