Coronavírus

Fecomércio-BA quer retomada da economia a partir da próxima segunda

Vagner Souza / BNews
“Não podemos suportar mais tempo de portas fechadas, portanto precisamos de alternativas para destravar a economia”, Carlos Andrade, presidente da entidade  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 06/03/2021, às 16h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Carlos Andrade, unido aos seus 35 sindicatos empresariais aliados, pleiteia que o plano “Plano de Retomada das Atividades Econômicas”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), seja ativado “emergencialmente” a partir da próxima segunda-feira (8).

Por meio de nota, a entidade explica que o plano baseado no escalonamento dos horários de funcionamento de cada setor, entre comércio, serviços, turismo, alimentação, escritórios, construção civil etc, foi apresentado aos representantes do segmento durante reunião com o prefeito Bruno Reis (DEM) na noite da última sexta-feira (5).

Os empresários avaliam que, com a iniciativa, todas as atividades econômicas estarão ativas na capital, enquanto o fluxo no transporte público poderá ser controlado, reduzindo o contágio pelo coronavírus.

“Não podemos suportar mais tempo de portas fechadas, portanto precisamos de alternativas para destravar a economia. O plano da Prefeitura mostra que é possível manter a totalidade das atividades em funcionamento parcial e, ao mesmo tempo, frear o contágio, ao minimizar os impactos no horário de pico no sistema de transporte”, explica Andrade.

O presidente da Fecomércio-BA também ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo prefeito e a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, e sua equipe foi aplaudido por todas as entidades presentes na reunião virtual. 

“Trata-se de um trabalho que pode servir de exemplo para todas as capitais do Brasil, nesse momento de crise em que precisamos salvar vidas, em primeiro lugar, além de preservar os empregos e as empresas”, diz o líder empresarial, acrescentando que a criação de um comitê de crise, unindo representantes dos poderes estadual e municipais e as entidades do setor produtivo será fundamental para definir as melhores medidas”, acrescenta.

Também participaram da reunião os vereadores Cláudio Tinoco (DEM), Daniel Alves (PSDB), Geraldo Júnior (MDB) e Ricardo Almeida (PSC). As demais entidades do bloco “Por um Comércio Mais Forte” -Associação Comercial da Bahia, CDL Salvador e FCDL Bahia-, além de representações do Turismo, Bares & Restaurantes, Shoppings Centers, Academias de Ginástica e Construção Civil estiveram presentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp