Eleições

Showmício virtual de Manuela D'Ávila com Caetano Veloso é suspenso pela Justiça Eleitoral

Arquivo BNews
Decisão ocorre após adversário afirmar que live tem a intenção de arrecadar fundos para a campanha da comunista  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 10/10/2020, às 15h52   Redação BNews



Um showmício da candidata à prefeitura de Porto Alegre Manuela D'Ávila (PCdoB) que teria a participação de Caetano Veloso foi suspenso neste sábado (10) pela Justiça Eleitoral. O evento virtual estava programado para 7 de novembro. A decisão, assinada pelo juiz Leandro Figueira Martins, atende pedido de Gustavo Paim (PP), que também concorre ao Executivo municipal.

Na solicitação à justiça, o progressista afirmou que "o próprio cantor noticiou nas suas redes sociais a intenção de realizar o evento para arrecadação de recursos para a campanha da candidata Manuela D'Ávila".

Segundo o político, o show burla a regra que proíbe a realização de eventos artísticos em benefício de campanhas eleitorais, segundo resolução do TSE. Na decisão, o juiz exigiu a remoção dos links no Facebook e Instagram, o que não havia ocorrido até as 13h de hoje.

O juiz ressalta que não se está proibindo que o cantor "promova suas apresentações artísticas e expresse livremente suas opções e pensamentos". Entretanto, frisou que a restrição ocorre em apresentações de cunho artístico que estejam associadas às eleições e aos partidos políticos e candidatos.

A assessoria da candidata afirmou, em nota, que vai recorrer da decisão "tendo em vista que este (o juiz) analisou o caso somente com base nos argumentos do adversário". Procurada pela Agência Estado, a Uns Produções, que administra a carreira de Caetano Veloso e é responsável pelo evento, diz que o show é legal e já havia comunicado à Justiça Eleitoral sobre sua realização.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp