Entretenimento

Entenda o que é o “gap do orgasmo"

Pixabay
“Gap do orgasmo”, termo usado para representar a diferença significativa no alcance do prazer durante o sexo  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 22/11/2022, às 17h51   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Uma a pesquisa do Censo do Sexo 2022, realizada pela Pantynova, feita com 1813 pessoas de todos os gêneros de diferentes regiões do Brasil, mostrou que em relações heterossexuais, a quantidade de homens que chegam ao orgasmo no sexo a dois é de 60%, comparado com 19% das mulheres. Já quando o assunto é masturbação, 86% dos homens afirmam experienciar o orgasmo, enquanto 68% das mulheres responderam o mesmo. Com isso, foi criado o termo “Gap do orgasmo”, usado para representar a diferença significativa no alcance do prazer durante o sexo entre homens e mulheres cis. 

O orgasmo é definido como o ápice do prazer durante uma atividade sexual , seja em uma relação com outra pessoa ou durante a masturbação. Nele, o indivíduo pode experienciar sensações físicas e psicológicas, como relaxamento muscular e alívio do estresse. Porém, nem todas as pessoas conseguem atingir esse pico de prazer.

A sexóloga e terapeuta sexual, Bárbara Bastos, explica que alguns motivos podem ser a causa para a gap do orgasmo. Entre eles está o incentivo que os homens recebem para se conhecerem sexualmente, seja através de expressões ou de situações que são impostas desde muito cedo, o que não acontece com as mulheres.

Diferenças entre homens e mulheres - “Não podemos esquecer também da pornografia, a plataforma que muitos homens têm acesso desde cedo e acabam estimulando ainda mais o toque íntimo - não que isso seja um bom caminho, mas é a realidade de muitas pessoas. Além disso, em paralelo, existe a falta da educação sexual, que aflige grande parte da população, levando para um desconhecimento sobre o órgão do prazer feminino, que é o clitóris, e que tem grande responsabilidade no orgasmo da mulher”, fala a especialista.

Conhecer e explorar o próprio corpo ajuda a entender o que provoca sensações agradáveis, considerando que cada um possui suas próprias preferências. Dessa forma, durante o envolvimento com outra pessoa, a comunicação sobre o que funciona ou não vai ajudar com que o orgasmo seja atingido com mais facilidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp