Esporte

Saiba tudo sobre Thiago Carpini, novo treinador do Vitória

Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @tcarpini
Apesar de não ter sido anunciado oficialmente, Thiago Carpini será o novo treinador do Vitória  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @tcarpini

Publicado em 14/05/2024, às 17h41   Redação



Thiago Carpini Barbosa é natural de Valinhos, município localizado na Região Metropolitana de Campinas, cidade do interior de São Paulo. Nascido em 16 de julho de 1984, Carpini tem 39 anos e tem como melhores trabalhos o vice-campeonato brasileiro da Série B com o Juventude, em 2023. À época foram 32 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas, para um aproveitamento de 64,5%.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Após o acesso à Série A do Brasileirão, Carpini foi contratado para comandar o São Paulo Futebol Clube (SPFC). Ele foi contratado após a saída do treinador Dorival Júnior, que havia aceitado o convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para comandar a Seleção Brasileira Masculina de Futebol. No time paulista, ele quebrou um tabu histórico ao vencer o Corinthians pela primeira vez na Neo Química Arena.

Carpini também ganhou a Supercopa rei, ao vencer o Palmeiras nos pênaltis, e chegou até as quartas de final do Campeonato Paulista de 2024. O Tricolor Paulista foi eliminado também nos pênaltis para o Novorizontino. Ao todo, foram 18 jogos, com sete vitórias, seis empates e cinco derrotas, para um aproveitamento de 50%.

Além de Juventude e São Paulo, Carpini tem passagem por outros clubes brasileiros. São eles: Água Santa, Ferroviária, Santo André, Inter de Limeira, Oeste e Guarani. O treinador paulista chega ao Vitória para substituir o ex-treinador e campeão brasileiro da Série B pelo Leão, Léo Condé. Na Série A, Condé não conquistou nenhuma vitória, um empate e quatro derrotas. Vale lembrar que o Rubro-Negro fez apenas cinco jogos e tem um jogo a menos na competição nacional.

EXPERIÊNCIA NA BAHIA

Apesar de nunca ter treinado um time no Estado da Bahia, Thiago Carpini, teve passagem pelo Esporte Clube Bahia. Ele assinou com o Tricolor de Aço em dezembro de 2008 após se destacar no América de Natal pela Série B. O acordo foi selado em dezembro do referido ano.

Apesar do sucesso no time de Natal, Carpini não conseguiu repetir o bom desempenho e não se destacou com a camisa do Esquadrão. Carpini ficou no Tricolor de Aço entre os anos de 2009 e 2010 durante a gestão do ex-presidente do Vitória, Paulo Carneiro. O paulista teve um baixo número de jogos e passou muito tempo no departamento médico devido a uma fratura no braço esquerdo.

Essa situação, inclusive, motivou ao jogador a entrar na justiça contro o time baiano. A iniciativa foi tomada por causa de problemas relacionados aos danos morais e estéticos. Dois anos depois de encerrar seu vínculo com o Esquadrão, o jogador ganhou a ação na justiça e recebeu R$ 200 mil do clube baiano à época.

Assista ao Arena BNews dessa terça-feira (14):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp