Esporte

Seleção Brasileira de Canoagem tem maioria de atletas baianos na modalidade velocidade

Reprodução / Instagram / @netacanoa
Entre os atletas baianos, mulher teve apoio do Programa Bolsa Esporte do Governo da Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram / @netacanoa

Publicado em 04/05/2024, às 16h10   Cadastrado por Sanny Santana



A Bahia está fazendo história na canoagem de velocidade brasileira, isso porque quase todos os atletas da Seleção nessa modalidade são baianos. Um deles é a Valdenice Conceião, de 34 anos, a primeira mulher a garantir vaga para o Brasil nas Olímpiadas de Paris, na canoagem de velocidade.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A atleta, que é de Itacaré é uma das esportistas que tiveram apoio do Programa Bolsa Esporte do Governo da Bahia, executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), sendo beneficiada no edital de 2021. Atualmente, Valdenice faz parte do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, na categoria Pódio.

Ela conquistou a quarta vaga da modalidade para a canoagem brasileira, nos Jogos de 2024 l, ao vencer a prova de C1 200m feminino com o tempo de 47s739, no Campaeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Qualificatória Olímpica das Américas 2024, realizado no mês passado, na Flórida.

Essa não foi a primeira conquista de Valdenice. Ela ainda foi a primeira mulher a conquistar uma medalha de bronze no C1 200m, em 2015, e também um ouro, em 2017, na Copa do Mundo de Racice. Agora está na expectativa da convocação para Paris 2024.

A vitória no pré-olímpico garantiu a cota para o Brasil na modalidade, mas não a vaga para a atleta. A lista de convocados só será divulgada próximo aos jogos.

No total, o Brasil conseguiu conquistar seis vagas para os Jogos Olimpicos de Paris, um recorde no número de participação de atletas. É a delegação que conseguiu conquistar o maior número de cotas olímpicas na história do esporte no país.

As cotas são na categoria C1 200m feminino, C2 500 m masculino, K1 1000m masculino, K1 500m masculino, K1 500m feminino e, ainda, C1 1000m masculino conquistado no Mundial de 2023 pelo baiano e campeão olímpico Izaquias Queiroz.

Além da canoagem de velocidade, o Brasil conquistou duas cotas na canoagem Slalom. O país será representado, também, nos Jogos Paralímpicos com a Paracanoagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp