Geral

Primeiro Museu de Ciência e Tecnologia da América Latina será revitalizado

Publicado em 28/11/2015, às 08h36   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)





O Museu de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (MCT), primeiro do ramo na América Latina, localizado na Avenida Jorge Amado, será contemplado por um grande projeto de revitalização. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apresentou proposta para revitalizar e requalificar o museu, devolvendo à sociedade baiana um equipamento de grande valor patrimonial, cultural, artístico e ambiental, além de garantir sua manutenção continuada.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, conta que o pré-projeto do Museu já foi enviado e aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “Esse foi o primeiro passo para começarmos as obras de revitalização. Inclusive, o MCTI pensa em torná-lo um Museu Nacional.”, diz.
De acordo com Griselda Kluppel, professora responsável pelo Projeto de Reabilitação Arquitetônica e Revitalização do Museu, o objetivo é recuperar o espaço em sua totalidade, respeitando sua pré-existência física e ambiental. “Nossa expectativa é de que a reabertura do MCT aconteça no prazo mínimo de dois anos, dividido em três grandes metas subdivididas em diversas etapas”.
A responsável pelo projeto explica que a ideia é conseguir parcerias de instituições públicas e privadas para poder mantê-lo. “Também está previsto um borboletário para integrar o novo projeto do Museu”, destaca. Ainda estão inclusas ações com vistas à preservação ambiental e aproveitamento de energias renováveis, como a reciclagem de água e instalação de células solares fotovoltaicas na cobertura do edifício principal, garantindo grande parte da energia a ser consumida pelo museu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp