Geral

Com nova diretoria, ABAF lança proposta para o Plano Bahia Florestal 2023-2033

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Plano Bahia Florestal terá como principal objetivo ampliar a cadeia produtiva de floresta no estado  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 19/08/2022, às 18h59   Redação Bnews



O novo Conselhos Diretor e Fiscal da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) toma posse nesta terça-feira (23) na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O evento terá seu início às 15h com a apresentação da proposta do Plano Bahia Florestal 2023-2033, trabalhando com estudos de estados brasileiros, como no caso do Mato Grosso do Sul (MS) que em 10 anos, passou de 300 mil hectares de florestas plantadas para 1,3 milhões e já lançou novo planejamento para 10 anos.

Mariana Lisbôa será presidente do Conselho Diretor da ABAF no período de 2022 a 2024. Ela, que é Líder Global de Relações Corporativas da Suzano S.A, tem experiência na área florestal e sempre caminhou lado a lado com a associação.

“A força da ABAF está na colaboração e interação das empresas que, através de seus representantes, trocam experiências em diversos assuntos. Tratamos em conjunto temas ambientais, sociais e econômicos que se referem ao estado, às empresas, aos consumidores, às comunidades e municípios onde atuamos. A ABAF participa de 40 fóruns nacionais e locais, levando e trazendo conhecimento, sugestões e projetos que interessem a todos do nosso setor. Assim, com a expertise dos especialistas das empresas, em cada área, podemos propor, defender e implantar projetos e ações que possam reduzir os entraves e proporcionar um ambiente empresarial favorável ao crescimento sustentável da nossa base florestal”, explica Mariana.

“Nossas empresas já consideram as boas práticas de ESG há muitos anos. Todas consideram os ODS da ONU, as práticas de sustentabilidade, as exigências das leis nacionais e as certificações internacionais. Além disso, o setor de florestas plantadas na Bahia, entre outras contribuições econômicas, sociais e ambientais, é hoje referência mundial em sequestro de carbono, contribuindo de forma substancial para minorar os impactos das mudanças climáticas, melhorando a qualidade de vida das pessoas (especialmente nas regiões mais distantes dos grandes centros) e do planeta” completa.

O biênio do Conselho Diretor da ABAF para 2022-2024 conta também com Altair Negrello Junior (Bracell), Sebastião da Cruz Andrade (Ferbasa), Márcio Penteado Geromini (Caravelas Florestal) e Renato Gomes Carneiro Filho (Veracel).

Plano para a Bahia crescer

O diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, explica que o objetivo do Plano Bahia Florestal 2023- 2033 são novos investimentos para ampliar e fortalecer a cadeia produtiva de florestas plantadas no estado.
“O plano também irá incentivar investimentos agroindustriais que podem se beneficiar das novas infraestruturas implantadas em torno da Ferrovia de Integração Oeste - Leste (Fiol) e da Centro-Atlântica (FCA) – esta que vai cortar a Bahia de Norte a Sul. Além disso, pretendemos intensificar o que já temos feito para o uso múltiplo da madeira e a maior inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira no estado da Bahia”, explica.

Wilson ainda explica que essa discussão é oportuna no momento que cresce a demanda por madeira no Brasil e no mundo.
“Vale reforçar que a Ibá contabiliza investimentos de R$ 60 bilhões no setor, nos próximos três anos. É preciso que a Bahia esteja preparada para atrair parte desses novos investimentos, seja em ampliações ou novas indústrias. Com isso, poderemos atender a crescente demanda por produtos de madeira, gerando ainda, principalmente no interior, mais empregos qualificados, capacitações, tecnologia, renda, impostos e contribuições ambientais de elevada significância” completa.

Com o novo lançamento a ABAF pretende reunir um grupo forte para trabalhar em conjunto, como a Federação da Agricultura da Bahia (FAEB), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sebrae Nacional e Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia (MAPA/BA), Desenbahia, Banco do Nordeste, entre outros.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp