Geral

Entre on-line oculto e áudios acelerados, WhatsApp trouxe grandes mudanças em 2022; confira

Marcelo Camargo / Agência Brasil
As mudanças do WhatsApp facilitaram a vida do usuário em sua maioria  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 24/12/2022, às 16h00   Cadastrado por YB



Entre reações às mensagens, esconder o “online” ou até mesmo acelerar os áudios do WhatsApp em até 2x. Essas foram algumas das muitas atualizações que o aplicativo de mensagens instantâneas proporcionou aos usuários.

Contudo, teve polêmica também após o anúncio do lançamento do “WhatsApp Comunidades”, que agregaria milhares de pessoas em diversos grupos. Porém, o app acabou informando que não lançaria o recurso antes de 2023 depois da preocupação das pessoas em razão das eleições.

Mudanças de áudios

Possibilitando acelerar em 1,5x ou 2x os áudios do WhatsApp, o aplicativo de mensagens também trouxe outras novidades envolvendo a ferramenta de voz, como ouvir o áudio fora da conversa, pausar e retomar a gravação, visualizar o som na mensagem e ouvir a mensagem antes de enviar.

'WhatsApp Comunidades'

O WhatsApp Comunidades permite reunir vários grupos em um espaço compartilhado, para que administradores enviem mensagens/avisos a milhares de pessoas ao mesmo tempo.

O objetivo da ferramenta é atender pequenos grupos com o mesmo interesse, como escolas, membros de congregações religiosa, moradores de um mesmo condomínio ou até mesmo empresas.

Em maio, o WhatsApp respondeu ao Ministério Público Federal de São Paulo que a implementação da ferramenta não tinha data definida. Em ofício encaminhado por um grupo de advogados ao MPF-SP, a empresa disse que "decidiu implementar essa funcionalidade somente após eventual segundo turno das eleições de 2022".

Depois, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo recomendou que a empresa lançasse o Comunidades apenas em janeiro de 2023.

Ainda não há data para o lançamento no Brasil.

Reações nas mensagens

Além dos áudios, os usuários agora podem poupar tempo reagindo as mensagens ao invés de digitar ou mandar áudio. O recurso chegou limitado só com estas figurinhas: 👍❤️😂😮😢🙏. Mas, em seguida, ganhou suporte a quase 4 mil ícones.

Da mesma forma que as mensagens e as chamadas de áudio/vídeo, as reações são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Isso significa que ninguém fora da conversa, nem mesmo o WhatsApp, podem ter acesso ao conteúdo.

Chamada com até 32 pessoas

Anunciado em abril, o WhatsApp ajudou a realizar chamadas simultâneas com até 32 participantes ao mesmo tempo.

Limite para reencaminhamento de mensagens

Ainda neste ano, com objetivo de reduzir a disseminação de desinformação, o app diminuiu o limite de mensagens encaminhadas. Segundo a empresa, um conteúdo que tenha sido recebido por encaminhamento só poderá ser repassado para um grupo por vez dentro do aplicativo.

Saída silenciosa e on-line oculto 

Além de todas as mudanças, o WhatsApp também trouxe novidades que facilitam o usuário permanecer de forma discreta no aplicativo de mensagens. Isso ocorreu através da saída silenciosa dos grupos e o usuário que pode ficar on-line de forma “oculta”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp