Mundo

Cidade da França sobe o tom contra chegada de rede de supermercado brasileira; saiba detalhes

Divulgação
Prefeito da cidade é de um partido de esquerda  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/03/2023, às 13h36   Cadastrado por Bernardo Rego



A chegada da rede de supermercado Atacadão tem causado revolta na cidade de Sevran, na França. O prefeito, Stéphane Blanchet, quer impedir que o atacadista se instale no município. Ele lançou uma petição contra os planos do grupo Carrefour e convocou uma audiência pública a fim de mobilizar a população contra o projeto.


A mobilização do gestor, que faz parte esquerda, tem o apoio de uma importante central sindical da França, a CGT, e dos principais partidos políticos, entre eles o Partido Socialista, o Partido Comunista Francês e a França Insubmissa, de Jean-Luc Mélenchon.


"Os habitantes de Sevran merecem mais que esse projeto low-cost, que ameaça o emprego, que favorece a circulação motorizada, prejudica a oferta comercial e coloca em xeque o projeto de cidade sustentável, ecológica e solidária pelo qual nós trabalhamos com vigor há vários anos", diz o comunicado.


Tudo isso ocorre antes de o grupo Carrefour anunciar, formalmente, a intenção de instalar em Sevran seu primeiro Atacadão. Questionada pela imprensa local, a companhia nem nega, nem confirma, dizendo apenas que a decisão final ainda não foi tomada. O Carrefour comprou o Atacadão em 2007, e a rede já representa quase 70% do faturamento do grupo no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp