Mundo

Gripe aviária chega no Chile e mata quase nove mil animais marinhos

Reprodução / Sernapesca / Twitter
Maior parte dos animais mortos por gripe aviária são mamíferos  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Sernapesca / Twitter

Publicado em 25/05/2023, às 17h50   Cadastrado por Victória Valentina



Cerca de nove mil animais marinhos morreram devido à gripe aviária no Chile. Dados divulgados nesta quinta-feira 25 pelo Serviço Nacional de Pesca (Sernapesca) mostram que a doença, que já está sendo transmitida a mamíferos, está presente em 12 das 16 regiões do país.

De acordo com o Sernapesca, "7.654 espécimes de leões-marinhos, 1.186 pinguins-de-Humboldt, 25 lontras-do-mar, 19 botos, 12 golfinhos-chilenos e 1 lontra do sul mortos encalhados foram encontrados nas costas do país".

No final de março, o Chile registrou o primeiro caso de contágio humano de gripe aviária em um homem de 53 aos, que estava com um caso "grave" de gripe. No entanto, não há transmissão de pessoa para pessoa. Os humanos contraem gripe aviária somente em contato com animais doentes.

O país também detectou o vírus em aves, o que gerou um total de mais de um milhão de animais mortos em meio a um surto da gripe desde o final do ano passado. O número inclui animais vítimas da doença e os que foram abatidos preventivamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp