Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A Chipada do Yacht

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 28/03/2024, às 05h50 - Atualizado às 05h51   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Circulou pela redação dessa coluna, com direito a prints, vídeos e áudio, conversas nada republicanas sobre os negócios traquinas de um novo rico, que adora ostentar seu carrão, o AP em bairro nobre e sua bela esposa que circula com microbiquínis no Yacht. Enquanto ela desfila seu corpão, para mostrar que o chip de hormônio aplicado por famoso doutor, ele fica esperto para abocanhar o próximo esquema.

Solidarizando, mas nem tanto
O cacique do Solidariedade, apesar do nome, vem sendo considerado entre os correligionários como nada solidário. Largando colegas na mão, abraçando tanto o céu quanto o diabo, ele vai tocando a pequena legenda e afundando cada vez mais no cenário local. A NSP apurou que os antigos e poucos filiados já chamam o cacique "Luciano" de solidário da onça, largou todos à beira do caminho sem pão e água para beber. Quanta solidariedade, hein?

O Rolex do Hulk
Dizem que a vida de prefeito é difícil, árdua e que nem há tempo para a família. Ok. A NSP apurou que não é bem assim: um ex-prefeito da RMS, habitué em escândalos e operações federais, vem desfilando com um poderoso Rolex no pulso direito, ostentando a máquina até em reuniões de lideranças. A dúvida fica pelo modelo exibido, pela cor esverdeada, deixando claro que ele tem a força e o Hulk pode detê-lo.

Batina de lobby
Pensávamos que o passado não republicano deste padre, que nada santo tem, tinha realmente ficado no passado! Porém, descobrimos que apenas mudou o tipo de prevaricação: deixou de ser sexual e passou a ser tráfico de influência nas prefeituras da região metropolitana! Não sabemos ainda quem é o beneficiado, nem qual cidade nada santa ainda cai neste conto do vigário.

Bruno Balboa
O prefeito Bruno Reis é só trejeitos e discursos inflamados nas últimas semanas, com a chegada da pré-campanha. Os punhos cerrados no melhor estilo Rocky Balboa são a assinatura em todos os seus eventos. Será que o cacique do Thomé de Souza vai evitar o segundo turno?

Geraldinho, o dançarino
Já Geraldinho quer passar uma imagem vibrante, se requebrando todo bancando o dançarino e fazendo o L de Lula. Será que o líder vai convencer a militância a abraçá-lo de vez e tirar o pódio do seu antigo aliado? Que comecem os jogos!4

A sinuca
O deputado federal Neto Carletto, que recentemente assumiu uma das vice-lideranças do governo federal na Câmara, amarga um revés que põe em xeque a sua permanência no PP. O parlamentar viu dois dois aliados perderem o comando do partido em Eunápolis para os recém-empossados como presidente e vice do diretório municipal, Júnior Bahia e Alfredo Gentil. Os vereadores apoiadores por Carletto, Jorge Maécio e Jairo Brasil, avaliam deixar o partido, aproveitando a janela partidária. Neto Carletto, que tem namoro com o Avante desde que o tio, Ronaldo Carletto, assumiu o comando da sigla, está ciente que colegas dele no PP só esperam um passo em falso para requerer o mandato por infidelidade partidária. Jorge e Jairo devem deixar o PP, mas Neto Carletto, se quiser sair, precisará esperar a janela de 2026.

Fogo amigo 1
Por falar em PP e Avante, nos bastidores, os caciques das duas siglas disputam e tentam melar, de lado a lado, as filiações de prefeitos, vereadores e outras lideranças que, em vistas das eleições municipais, buscam vitaminar os partidos. Agora na base de Jerônimo Rodrigues, o PP quer mostrar que é mais importante, com seus seis deputados na ALBA; já os Carletto querem fazer do Avante um novo PSD, mas enfrentam resistências tanto do PP, por rixa pessoal entre os caciques, mas de outros partidos da base do petista que não querem ver outra sigla "artificialmente" inflada. As eleições municipais terão uma disputa à parte entre progressistas e os políticos do Avante.

Fogo amigo 2
Rosemberg, que não é lá muito afeito ouvir aliados, armou confusão com Olívia Santana e Alice Portugal para o PT indicar o vice de Antonio Calmon em São Francisco do Conde. Alice Portugal, contudo, bate o pé pelo apoio ao nome de Ró Valentim, do PCdoB. Alice, aliás, deu o recado: "Eu não estou aqui falando na vontade do PCdoB, eu estou falando numa federação que não pode ser ignorada". Xiii....

Flopou? 
O evento do PT realizado no último sábado ‘flopou’ como dizem as pessoas na internet. A ação que era para ser grandiosa e maior que a de Bolsonaro, foi inclusive marcada por ausências de políticos ilustres como o próprio presidente da República e o governador do estado. Lembrando que não é a primeira vez que Jerônimo Rodrigues não aparece nesses tipos de eventos do partido. Está acontecendo algo? Aguardando as cenas dos próximos capítulos.

Não gosta de flash 
Uma suposta cotada a ser vice de Geraldo Júnior anda fugindo dos jornalistas quando o assunto é política. Inclusive, no último evento do PT, ela desconversou sobre o assunto e vem se escondendo quando é questionada sobre as eleições municipais de 2024. Apesar de ser a ‘preferida’, o comportamento dela não está sendo bem visto pela imprensa. Será uma técnica ou de fato não quer assumir o cargo?

Cachorrada
O ex-deputado Marcell Moraes causou um verdadeiro rebuliço durante a entrega do Hospital Municipal Veterinário. Na disputa pela paternidade/maternidade da unidade de saúde animal com a irmã Marcelle, não bastou ele colocar um trio elétrico próximo à entrada do espaço. Ele botou banca e só descansou quando subiu no palco, dividindo o palanque com o prefeito Bruno Reis e com Marcelle, visivelmente desconfortável com a situação. Muito triste.

Fazendo o L com força
Mesmo com sua filiação tendo ocorrido há poucos dias, a secretária Adélia Pinheiro vem fazendo declarações ao PT. Em discursos recentes, a titular da educação não tem poupado referências ao Partido dos Trabalhadores e uma rasgação de seda para os caciques do partido. Como são lindos os amores de eleição.

Errou o mapa
E Flávio Matos, pré-candidato à Prefeitura de Camaçari, que confundiu os chineses da BYD com japoneses? Umas aulinhas de geografia cairiam bem para o postulante antes de enfrentar a corrida eleitoral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp