BNews Nordeste

Nordestina que descobriu novas galáxias busca apoio para ir a treinamento de astronauta nos EUA

Arquivo Pessoal
Maranhense Ivna Lohana foi aprovada no L'SPACE Academy, da NASA  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 15/06/2023, às 08h03



Ivna Lohana, nascida na cidade de Timon, no Maranhão, é uma estudante que já marcou história no mundo da astronomia ao identificar novos asteroides e galáxias. Agora, ela quer ir além e busca apoio para realizar o sonho de participar de um treinamento de astronauta nos Estados Unidos.

Ivna tem 20 anos, cursa Licenciatura em Biologia e, simultaneamente, se aprofunda nos estudos relacionados à astronomia. As descobertas da jovem incluem cinco galáxias inéditas e diversos asteroides, o que lhe rendeu prêmios na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a aprovação no L'SPACE Academy, da NASA.

Ela participou do programa 'Galaxy Cruise', do Observatório Astronômico Nacional do Japão, que transmite imagens do espaço através de uma câmera localizada no Observatório de Mauna Kea, Havaí. Ivna também ingressou no programa de monitoramento da NASA chamado 'Caça-Asteroides', onde lidera a equipe Murphy, nomeada em homenagem à filha do protagonista do filme 'Interestelar'.

A empenho de Ivna na descoberta de corpos celestes proporcionou a oportunidade de realizar um treinamento como astronauta, que inclui ensinar técnicas sobre hardware espacial, atividades aquáticas educacionais e missões espaciais. Profissionais do Space, incluindo astronautas, engenheiros, cientistas e tecnólogos da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço e da Agência Espacial Europeia, também estão envolvidos neste treinamento.

Para bancar com os custos de hospedagem, transporte, alimentação e outras despesas, Ivna estima que vai precisar de cerca de R$ 9 mil. Por não possuir uma renda fixa, ela criou uma vaquinha online para angariar os recursos necessários. 'Fui agraciada com uma bolsa de estudo espacial do programa, para a expedição de 2026', conta a estudante.

Desde a infância, Ivna é fascinada pela astronomia e, ao concluir sua graduação em Biologia, pretende se especializar em Astrobiologia e Genética, com o objetivo de contribuir para avanços no tratamento do câncer, doença que vitimou sua avó paterna.

O objetivo de Ivna é nomear sua primeira descoberta de asteroide como 'Luma', em homenagem às iniciais de suas avós falecidas, Luiza Monteiro e Rosa Maria. Ela acredita que, com dedicação e amor pela ciência, pode fazer a diferença e realizar seus sonhos.

Com informações do G1.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp