Polícia

Com 17 detentos infectados e 21 com sintomas de Covid, Penitenciária da Mata Escura passa por inspeção

Arquivo/ Bnews
Total de 38 detentos estão isolados   |   Bnews - Divulgação Arquivo/ Bnews

Publicado em 10/04/2021, às 16h30   Redação BNews



Um surto de Covid-19 atinge o Complexo Penitenciário da Mata Escura, com 17 detentos diagnosticados e 21 com suspeita da doença.

Para monitorar a situação dos presos custodiados com Covid-19 em Salvador, a Defensoria Pública do Estado da Bahia realizou inspeção em uma unidade prisional.

A visita também averiguou que apesar de um surto anterior de infecção no Conjunto Penal Feminino, a situação agora está controlada com a implementação de área de isolamento e tratamento própria. Atualmente, há apenas um caso confirmado na unidade.

“Os internos estão em local arejado, a unidade é recém reformada e os que já têm diagnóstico de covid-19 confirmado estão separados daqueles que foram recolhidos para a unidade de tratamento por suspeita e aguardam exames e resultados. Além disso, há suporte de oxigênio tanto na unidade como na Central Médica do Complexo e, hoje, são apenas 38 internos em um espaço com capacidade para receber até 160 presos”, afirmou o defensor público e coordenador da Especializada de Execução Penal, Pedro Casali.

O defensor também buscou informações sobre o falecimento recente de um interno do complexo. O médico responsável relatou que ele iniciou o diagnóstico com quadro grave, sendo enviado diretamente para Central Médica do Complexo e de lá encaminhado para o hospital Ernesto Simões, onde permaneceu em tratamento hospitalar por três dias até falecer. 

A visita de inspeção da Defensoria, que passará a ser realizada periodicamente, foi acompanhada pelo diretor da unidade Paulo Duran, pelo Superintendente de Gestão Prisional, Luís Antônio Fonseca, pelo Tenente Coronel, Júlio Cesar Ferreira e pela diretora da Central Médica, Maria Teresa Resende.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp