Polícia

Forças policiais localizam 35 líderes de facções criminosas na Bahia; veja dados

Divulgação / SSP
Os líderes de facções criminosas foram localizados dentro e fora do Estado.  |   Bnews - Divulgação Divulgação / SSP

Publicado em 23/04/2024, às 11h53 - Atualizado às 12h05   Nilson Marinho e Emilly Giffone


FacebookTwitterWhatsApp

Trinta e cinco líderes de facções criminosas foram localizados pelas forças policiais neste ano, na Bahia. Os dados apresentados, nesta terça-feira (23), integram o balanço das operações das Polícias Militar e Civil realizadas nos bairros de Periperi, Lobato e Vila Verde, em Salvador. Nas ações, os policiais também apreenderam 19 fuzis.

Nas últimas semanas, a capital baiana sofreu com a guerra entre facções em três bairros. Em Mirantes de Periperi, um policial militar chegou a ser baleado durante uma operação. O mesmo aconteceu no bairro do Lobato, onde um agente foi baleado após a guarnição ser recebida a tiros. Já na localidade de Vila Verde, ônibus ficaram sem circular após um tiroteio entre facções criminosas rivais.

Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou a intensificação do policiamento nos bairros de Periperi, Vila Verde e Lobato. Nas ações, a polícia apreendeu um fuzil, uma submetralhadora, pistolas, cerca de 80 carregadores e coletes balísticos foram localizados com cinco criminosos.

Já os fuzis foram localizados em diferentes operações e em várias cidades na Bahia. Os armamentos foram apreendidos em Juazeiro, Maragogipe, Salvador (Paripe, Itapuã, Engenho Velho da Federação, Engomadeira, Valéria, e Periperi), Irecê, Feira de Santana, Ilhéus e Vera Cruz (Aratuba).

Entre os criminosos localizados estão:

  • Pito - Celso Gomes Carvalho Filho era procurado por organização criminosa e tráfico de drogas. Ele atuava no bairro de Pernambués, em Salvador.
  • Saul - John Hebert Silva de Souza era procurado por homicídio qualificado. Ele atuava em Salvador, principalmente, no bairro de São Caetano.
  • André - André Pereira Araújo era procurado por homicídio. Ele atuava em Irecê, interior da Bahia.
  • Márcio - Márcio Mendes do Nascimento era procurado por homicídios. Atuava no bairro de São Cristóvão, em Salvador.
  • Boneco - Regivaldo Vasconcelos do Nascimento era procurado por homicídios. Atuava em vários bairros de Salvador.
  • Porquinho - Uelker Silva de Araújo era procurado por homicídios e tráfico de drogas. Sua área de atuação era em dois bairros de Salvador: Pernambués e Santa Mônica.
  • Wolverine ou Vovô Urso - Daniel dos Santos Silva era procurado por homicídio. Sua área de atuação era em duas cidades da Região Metropolitana de Salvador, Lauro de Freitas e Mata de São João.
  • Pablo ou Escobar -Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira era procurado por organização criminosa e tráfico de drogas. Atuava no bairro de Valéria, em Salvador.
  • Topa - Erick Santana Mota era procurado por tráfico de drogas. Atuava nas cidades de Salvador e Itaberaba, interior da Bahia.
  • Gene - Genildo Amparo do Nascimento era procurado por homicídios. Atuava nas cidades de Miguel Calmon e Jacobina.

Prisões
O número de prisões feitas até abril deste ano teve um aumento de 5,7% se comparado com o mesmo período do ano passado. Saltou de 4.672 para 4.416. Uma média de 51 prisões por dia.

Apreensões de armas
O número de armas apreendidas pela polícia aumentou em 17,3% neste ano, se comparado com o mesmo período no ano passado. Saiu de 1.280 para 1.502. Uma média de 16 armas apreendidas por dia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp