Política

Rui reforça ajuda ao Amazonas e lamenta "tragédia no governo federal com falta de planejamento, capacidade e de gestão"

Vagner Souza BNews
O chefe do executivo estadual sugeriu também que "pacientes menos graves" poderão vir ao estado da Bahia para serem tratados  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza BNews

Publicado em 15/01/2021, às 11h53   Aline Reis e Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) reforçou que colocou à disposição do estado da Amazonas leitos de UTI e clínicos para os pacientes em tratamento do novo coronavírus. O estado vive uma crise na Saúde Pública após um novo surto do conronavírus.  

"Todos nós somos brasileiros. Independente de quem mora na Bahia, em Manaus, no Amazonas e ou no Rio,  e assim como já fizemos em outros momentos, quando enviamos ajuda para outros estados; fizemos isso no Ceará, quando enviamos policiais, fizemos isso em Minas, quando enviamos bombeiros, naquela tragédia [Brumadinho]. Eu disse ao [governador e prefeito] que temos espaço para receber doentes que precisam de leitos hospitalares e estamos com toda infraestrutura pronta. Temos oxigênio, tem todos os equipamentos e medicamentos. Eu tenho capacidade de receber, eu disse a ele, o que eu não tenho é capacidade de ir buscar os pacientes", afirmou o governador da Bahia, durante entrega de moradias populares no bairro de Itapuã, na capital baiana. 

O chefe do executivo estadual sugeriu também que "pacientes menos graves" poderão vir ao estado da Bahia para serem tratados, já que em estados mais delicados, tratados em UTI, não é recomendado o transporte, mesmo que por via aérea. Costa revelou que há algumas semanas havia ajudado o estado do Amazonas enviando luvas descasrtáveis, ao saber que o estad estava em falta.  

"Evidente que pacientes muito graves os médicos não recomendam que sejam transferidos porque para voar, a pressão muda em função do vôo e aumenta o risco do paciente. Então pacientes muito graves é recomendável que não seja transportado de jeito nenhum, nem de UTI, o risco é alto para eles. Mas pacientes que ainda não estão em estado grave, eles podem ser transportados, o que diminuiria a demanda de oxigênio, já que estou sem oxigênio. Ele [o prefeito de Manaus] disse que iria tentar viabilizar o transporte com o Governo do Estado ou pedir ajuda ao Governo Federal", pontuou Rui. 

Rui Costa fez afirmou que o momento é de ser solidários "enquanto a gente vive uma verdadeira tragédia no governo federal", tragéda essa motivada por "falta de planejamento, falta de capacidade e de gestão": "A gente vai se ajudando  como pode, um estado ajudando o outro".

Leia mais em:

Avião quebrado da FAB causou falta de oxigênio nos hospitais do AM, diz MPF

Para socorrer hospitais no Amazonas, Anvisa autoriza uso de oxigênio com menor pureza

MP e Defensoria acionam Justiça para garantir oxigênio no Amazonas

Rui Costa diz que disponibilizou 30 leitos para pacientes do Amazonas "menos graves"

Pacientes de covid-19 em Manaus serão transferidos para outros estados

Deputado pede intervenção federal na saúde do Amazonas após colapso

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp