Política

Deputados baianos estão na lista dos que mais viajam na Câmara

Publicado em 04/12/2016, às 08h24   Redação Bocão News



A Câmara dos Deputados bancou, com passagens aéreas e diárias, 1.283 viagens de deputados federais ao exterior desde 2010, em uma média de uma decolagem a cada dois dias. De acordo com a Folha,  os dados oficiais da Casa e relatórios apresentados pelos parlamentares mostram um variado leque de motivações, destinos e explicações para as chamadas missões oficiais, que chegaram a 69 países dos cinco continentes, com especial predileção por Estados Unidos, Suíça e França.
A maior parte das justificativas defende o conhecimento in loco de realidades diversas, além do estreitamento de parcerias com governos, parlamentos e empresários de outros países. Mas não fica de fora fazer turismo ou atividades de duvidoso proveito legislativo. Em se tratando dos mais viajantes da Câmara, a Bahia tem alguns destaques. Na lista dos 10 deputados que mais viajaram, a Bahia fica com o 2º e o 7º lugares.  Os campeões de viagens ao exterior são Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) e Claudio Cajado (DEM-BA). O roteiro da dupla totaliza 21 países das Américas, Europa e Ásia.
O campeão, Mudalen, percorreu Canadá, China, Espanha, EUA, França, Itália, Líbano, Peru, Rússia, Suíça e Turquia. O vice-campeão, Claudio Cajado, foi ao Cazaquistão, Chile, Coreia do Sul, Cuba, Equador, EUA, França, Japão, Polônia, República Tcheca, Suíça, Ucrânia e Vietnã. O baiano Cajado argumentou que suas viagens são motivadas pela Comissão de Relações Exteriores, da qual é membro. Salientou que em várias ocasiões é o embaixador brasileiro que pede a ida de um parlamentar para representar a Câmara em determinado evento.
Outro baiano bastante viajado, Nelson Pellegrino (PT-BA), é um dos que mais receberam autorizações, 14 no total, para viagens ao exterior desde 2010. Quatro delas para a França, onde participou de encontros da área de defesa em Paris, Bordeaux, Cherbourg-Octeville, Lorient e Toulon. A última, em outubro deste ano, foi para visitar o Salão do Chocolate de Paris, ocasião em que publicou em redes sociais fotos do evento, entre elas a de um gorila de chocolate gigante.
Pellegrino, até julho secretário de Turismo da Bahia (mais tradicional região produtora do cacau do país), também visitou uma região produtora de vinhos. Recebeu da Câmara R$ 7.750 em diárias, mais passagens, informa a Folha. Nelson Pellegrino (PT-BA), que já presidiu a Comissão de Defesa Nacional e Relações Exteriores, afirmou que a função exige "missões no exterior para tratar de questões estratégicas referentes a soberania nacional". Sobre a participação no Salão do Chocolate em Paris, afirmou que seu objetivo foi buscar "o fortalecimento da produção do cacau na Bahia por meio de parcerias" e divulgar o Estado como destino turístico.
Uma comissão especial que discute reforma na legislação esportiva também ultrapassou fronteiras, e um baiano foi junto. Quatro parlamentares foram neste ano a Inglaterra e Alemanha, com direito a dois fins de semana livres nesses países. Só as diárias totalizaram R$ 40 mil. Pelo menos dois levaram as mulheres, José Rocha (PR-BA) e o relator da comissão, Rogério Marinho (PSDB-RN). Ambos argumentaram que bancaram do próprio bolso os dias livres e as despesas com as mulheres. José Rocha (PR-BA), que integrou a comitiva, justificou. "É importante que a gente conheça como funciona a legislação em outros países para que a gente possa complementar o trabalho na Câmara. Isso é importante ser feito pessoalmente".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp