Política

Bolsonaro fará mudanças no modelo de articulação política do governo

Antonio Cruz/Arquivo Agência Brasil
Planalto pretende transferir Subchefia de Assuntos Parlamentares para a Secretaria de Governo, agora comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos. Bosonaro diz que articulação política ficará com ministro, e deve melhorar  |   Bnews - Divulgação Antonio Cruz/Arquivo Agência Brasil

Publicado em 18/06/2019, às 12h20   Redação BNews



O presidente Jair Bolsonaro fará mudanças no modelo da articulação política do Palácio do Planalto. De acordo com informações do jornal Estado de São Paulo, o governo pretende transferir a Subchefia de Assuntos Parlamentares - hoje abrigada na Casa Civil - para a Secretaria de Governo, que agora será comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos. 

“Ramos é uma pessoa que politicamente tem tudo para nos ajudar, além da competência dele no trabalho normal que vai ser na Segov (Secretaria de Governo)”, afirmou Bolsonaro nesta terça-feira (18). Ex-comandante militar do Sudeste, Ramos substitui o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, demitido na última quinta-feira (13).

Questionado se a articulação política irá mudar, Bolsonaro respondeu que será “com ele (Ramos) também”. “Lógico que vai melhorar [a articulação política], tudo pode melhorar nessa vida”, respondeu. Segundo o Estadão, o ministro da Economia, Paulo Guedes sugeriu a Bolsonaro que delegue a coordenação política de sua equipe ao secretário especial da Previdência, Rogério Marinho. 

Ex-deputado do PSDB, Marinho é considerado por seus pares como um “negociador habilidoso”. Assim, o secretário acumularia funções até a votação da reforma da Previdência. Contudo, Bolsonaro ainda não bateu o martelo quanto a nova função de Marinho. 

Mudanças

O Planalto tem feito mudanças discretas em seus quadros ligados a articulação política. Nos últimos dias, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM) - responsável pela relação do Planalto com o Congresso –, demitiu o secretário especial de Assuntos para a Câmara, Carlos Manato (PSL). O ex-deputado Abelardo Lupion (DEM) assumiu o lugar de Manato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp