Política

Banco Central mudará apuração do dólar em 2021, consultando negociadores em quatro momentos do dia

Carlos Severo/ Fotos Públicas
Na resolução vigente até hoje, que data de 2011, cabe ao Banco Central a divulgação apenas após a última consulta do dia  |   Bnews - Divulgação Carlos Severo/ Fotos Públicas

Publicado em 25/11/2020, às 09h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, o Banco Central vai alterar a metodologia para apurar a taxa de câmbio real/dólar dos Estados Unidos. 

A partir de agora, o BC fará a atualização de boletins de abertura e intermediários do dia por uma plataforma própria chamada PTax, com base nas médias das cotações de compra e das cotações de venda efetivamente fornecidas por negociadores cadastrados, informações foram apurada pelo Congresso em Foco. 

A nova metodologia foi aprovada pela diretoria do Banco Central, vinculada ao Ministério da Economia, nesta terça-feira, (24), e publicada nesta quarta-feira, (25), no Diário Oficial da União.

Na resolução vigente até hoje, que data de 2011, cabe ao Banco Central a divulgação apenas após a última consulta do dia. Na nova resolução, tomada pela diretoria do banco, permanecem a maioria das metodologias para apuração do dólar, como a consulta a negociadores (dealers) cadastrados em quatro momentos do dia, em horários aleatórios.

Entre as 10h e às 13h10, de hora em hora, o Banco Central questiona aos negociadores o valor da taxa, que respondem com "uma cotação de compra e uma cotação de venda para a taxa de câmbio no mercado interbancário à vista, com liquidação em D+2 [dois dias para o resgate da aplicação], que melhor representem as condições de mercado no preciso instante do início da consulta".

Esta pesquisa dura dois minutos e, com a média aritmética dos valores informados (excluindo-se os dois valores maiores e os dois valores menores), o Banco Central define os valores do dólar – que também passa a influenciar a cotação de outras moedas no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp