Política

'Fator Macapá' e disputas na Câmara e no Senado devem travar agenda no Congresso

Câmara dos Deputados/Divulgação
Entraves preocupam líderes partidários  |   Bnews - Divulgação Câmara dos Deputados/Divulgação

Publicado em 02/12/2020, às 10h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um novo entrave político preocupa líderes partidários quanto a agenda de votações no Congresso: o “fator Macapá”. A capital do Amapá foi a única onde não houve votação para prefeito, o que ocorrerá neste mês de dezembro. O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), está diretamente envolvido com o pleito, pois o seu irmão Josiel é candidato.

“Se o Congresso ficou parado nestes últimos meses por causa das eleições municipais, agora terá uma dificuldade adicional, pois a eleição de Macapá tem exigido a atenção redobrada de Alcolumbre”, disse um líder partidário ao Blog do Gerson Camarotti, no G1.

Mesmo com a definição da pauta para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias em dezembro, há o reconhecimento no Legislativo da enorme dificuldade para retomar a agenda do Congresso, inclusive do próprio Orçamento, além das emendas constitucionais. Líderes apontam que o principal fator da paralisia do Legislativo é a disputa pelos comandos da Câmara e do Senado.

Por causa disso, nem a Comissão Mista de Orçamento foi instalada. Ainda há um clima de expectativa em relação a votação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de reeleição para presidências das duas Casas.

A sinalização de ministros do STF é que essa é uma questão interna do Legislativo. Caso essa decisão seja confirmada pelo plenário, o tema vai dominar as atenções do Congresso, impedindo o avanço da pauta das reformas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp