Política

Ao BNews, deputado do RJ condena "decisão isolada" de ACM Neto ao criar o DEM Diversidade: "Guinada ideológica"

Divulgação/Site oficial
Esta mudança fere os seus valores morais e de outros colegas, eleitos, muitas vezes, com a bandeira da "defesa à família"  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Site oficial

Publicado em 14/04/2021, às 12h13   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Deputado federal pelo DEM-RJ e autor do pedido de anulação da criação do núcleo "Democratas Diversidade", Sóstenes Cavalcante afirmou em conversa exclusiva com o BNews nesta quarta-feira (14), que o presidente da sigla, ACM Neto, tomou a decisão sem consultar os demais membros do partido.

Segundo o demista, está previsto no estatuto da legenda que a criação de qualquer comissão deste porte precisa ser discutida com a "executiva nacional".

O deputado condenou a "decisão isolada" que, segundo ele, representa uma "guinada ideológica". Esta mudança fere os seus valores morais e de outros colegas, eleitos, muitas vezes, com a bandeira da "defesa à família".

Formado em teologia, o deputado carioca é membro da Igreja Evangélica Assembleia do Reino de Deus.

"A decisão fere um artigo do nosso estatuto. Qualquer decisão de criação de departamentos, nesse assunto ideológico, prevê discussão com a Executiva nacional. Assim como eu, outros parlamentares têm questões ideológicas inclusive da sua base de eleitores, ligadas à 'família'", explicou.

O anúncio da criação do Núcleo da Diversidade do partido foi anunciada por Neto no último domingo (11). No vídeo, o ex-prefeito de Salvador fala da necessidade de intensificar o debate de políticas públicas voltadas à "inclusão" e que promovam o combate aos diferentes tipos de discriminação.

"A discussão sobre racismo, machismo e homofobia não pode ficar só no #BBB. Num país ainda tão marcado por desigualdades, essas pautas precisam, mais do que nunca, ser tratadas como prioridade pelo poder público", diz trecho da legenda.

Caso a criação do comitê seja aprovada pela maioria ou não seja reconsiderada pelo presidente do partido, Sóstenes garante que há o risco de uma debanda no partido.

O próprio deputado teria informado por meio de uma lista de transmissão no Whatsapp, que vai procurar um novo partido na próxima janela, em março de 2022.

Sóstenes, no entanto, admitiu que ainda espera que o próprio ACM Neto reveja a criação da ala voltada à inclusão do público LGBTQIA+ e outras minorias.

"Por ser uma guinada ideológica do que era feito até então pelo nosso partido, muitos de nós podemos buscar a mudança partidária. Mas eu confio na capacidade do prefeito ACM Neto de dialogar amplamente com o partido", destacou.

A reportagem tentou contato com o ex-prefeito ACM Neto, mas até o momento da publicação não obteve resposta.

Leia mais:

Bruno Reis minimiza críticas de Aleluia ao DEM, mas pede fidelidade: "Decisões devem ser seguidas por todos"

Após anúncio do Democratas Diversidade, Aleluia alfineta ACM Neto: "Muito mais próximo do PSOL"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp