Política

Batalha jurídica pode inviabilizar candidatura de Débora Regis em Lauro de Freitas; saiba mais

Imagem Batalha jurídica pode inviabilizar candidatura de Débora Regis em Lauro de Freitas; saiba mais
Débora Régis lançou pré-candidatura a prefeita de Lauro de Freitas, mas ainda aguarda decisão do TSE que definirá elegibilidade  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/05/2024, às 20h53   Redação



A vereadora Débora Régis (União Brasil) teve sua pré-candidatura a prefeita de Lauro de Freitas lançada na quinta-feira (16) com a presença de muitos apoiadores no bairro da Itinga, reduto eleitoral da edil. Mas a vereadora que ingressou recentemente na nova sigla precisa ainda vencer uma disputa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que põe em suspenso a continuidade de seu mandato, bem como a manutenção de seus direitos políticos.

Débora tinha sido condenada em julgamento no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por irregularidades como  abuso de poder econômico e caixa dois na sua campanha eleitoral de 2020, e omissão de recibos de doação estimáveis. A vereadora, ex-aliada da prefeita Moema Gramacho e agora principal nome da oposição para encerrar o ciclo de gestões petistas, conseguiu uma liminar que devolveu seu mandato e agora aguarda o julgamento do mérito no TSE.

Com a expectativa do julgamento do Corte Eleitoral, não foi dissipada a sombra de incerteza sobre sua futura candidatura. A pré-candidatura de Débora Régis também seria um palanque político para ACM Neto e para aliados de Jair Bolsonaro em 2026 em Lauro de Freitas que se uniriam na cidade contra as principais lideranças petistas, tais como Jaques Wagner, Rui Costa, Moema Gramacho, Lula e Jerônimo Rodrigues.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp