Brasil

Eduardo Rios Neto é indicado por Guedes e vai assumir presidência do IBGE

Arquivo/Agência Brasil
Economista chega ao comando do instituto em meio a corte de 96% nas verbas destinadas ao Censo  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 14/04/2021, às 12h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O economista Eduardo Rios Neto foi indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e será o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A informação foi confirmada pelo próprio IBGE.

Rios Neto já trabalhava no instituto, na função de diretor de pesquisas. Agora, ele entra no comando do órgão no lugar de Susana Guerra, que pediu demissão em 26 de março alegando motivos pessoais.

O novo presidente tem doutorado em Demografia, é professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Academia Brasileira de Ciências.

A nomeação ocorre em meio à discussão sobre o Censo Demográfico, que teve redução de 96% das verbas no Orçamento. O corte inviabiliza a realização da pesquisa, que seria em 2021. A saída de Susana Guerra foi anunciada um dia após a decisão do Congresso de destinar somente R$ 71 milhões ao estudo. 

Sem verba, o IBGE já, inclusive, cancelou a prova de contratação dos cerca de 200 mil recenseadores e agentes que fariam as visitas às mais de 70 milhões de residências no país. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp