Política

Carballal irá propor à UPB capacitar municípios para pleitear recursos da mineração; entenda

Bnews / Arquivo
O presidente da CBPM, Henrique Carballal, conversou com o BNEWS na noite desta quarta-feira (15)  |   Bnews - Divulgação Bnews / Arquivo
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 15/05/2024, às 20h01 - Atualizado às 20h06



O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal disse que irá propor à União dos Municípios da Bahia (UPB) uma capacitação para que as gestões municipais realizem os procedimentos necessários para que as prefeituras recebem os recursos a quem têm direito da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

"O que me preocupa é que há municípios que têm direito, mas não sabem como proceder para receber esses recursos. Por isso que vou propor à UPB a realização de uma capacitação para que esses municípios recebam os valores dessa compensação", disse Carballal, em conversa com o BNEWS na noite desta quarta-feira (15). O presidente da CBPM destacou que os municípios que têm atividades de mineração recebem 65% dos valores da CFEM, enquanto estados e municípios afetados pelas atividades, 15%; outros 10% vão para a União.

"Os prefeitos, se observarem que têm direito ao recurso, podem reaver valores de até cinco anos atrás", destacou Calballal, que enfaticou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) não pode recursar o pagamento a estes entes federados, pois o envio dos recursos é determinado por lei. "Como a exploração é na maioria das vezes para a exportação, esses minérios passam por estradas que cortam municípios além daqueles produtores. Estes municípios têm direito ao CFEM", disse Carballal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp