Política

Cármen Lúcia é a nova presidente do TSE e vai comandar eleições de 2024

Reprodução/TSE
A ministra assume o cargo a partir de junho, substituindo Alexandre de Moraes  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TSE

Publicado em 07/05/2024, às 19h58   Melissa Lima



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu, nesta terça-feira (7), a ministra Cármen Lúcia para a presidência. Ela substitui Alexandre de Moraes, que deixa o tribunal no dia 3 de junho após 2 anos no comando da corte. Nunes Marques foi escolhido vice-presidente na mesma sessão.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A escolha para o cargo é apenas simbólica, já que, por tradição, assume a presidência o magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) com mais tempo de mandato no TSE. O anúncio do resultado foi feito por Moraes.

Diante do novo cargo, Cármen se comprometeu “a honrar a Constituição, as leis da República”. “E nos comprometendo inteiramente com o respeito e absoluta dedicação aqui no TSE”, completou.

"Que a Justiça Eleitoral brasileira continue a cumprir sua função constitucional em benefício da democracia brasileira", encerrou a nova presidente.

Como presidente da corte, Cármen Lúcia será responsável por comandar as eleições municipais de 2024. Ela foi a relatora de todas as resoluções com as normas para o pleito, aprovadas em fevereiro.

Uma dessas estabeleceu uma inédita regulamentação do uso da inteligência artificial (IA) para as eleições, aumentando consideravelmente a responsabilidade das big techs.

Essa será a segunda vez que Cármen Lúcia comada o TSE. Ela também presidiu a Corte entre abril de 2012 e novembro de 2013, sendo a primeira mulher a chegar ao posto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp