Cultura

Caetano e Chico Buarque gravam vídeo em apoio à campanha contra desmonte do SUS

Reprodução/Instagram
Compositor baiano destacou a presença de "pesquisadores, cientistas e ativistas sociais" no movimento, que clamam juntos pela defesa ao SUS  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 13/12/2020, às 16h44   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

A campanha "O Brasil Precisa do SUS", lançada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva contra as políticas de desvalorização e desmonte do sistema de saúde pública do país promovidas pelo governo Bolsonaro, ganhou o apoio de celebridades importantes.

Os músicos Caetano Veloso e Chico Buarque foram algumas das personalidades que gravaram um vídeo em apoio à campanha. O compositor baiano destacou a presença de "pesquisadores, cientistas e ativistas sociais" no movimento, que clamam juntos pela defesa ao SUS.

Chico Buarque lembrou que o SUS é o "maior serviço de saúde pública do mundo" e serve de exemplo para outros países. O cantor disse que o sistema precisa ser valorizado principalmente em tempos de pandemia de Covid-19, com o princípio de atender a todas as pessoas, sem distinção, desde o cuidado à saúde básica até à cobertura de procedimentos de alta-complexidade.

"O SUS pode ser melhorado, aperfeiçoado, claro que pode, mas não pode ser sucateado, sacrificado. Saúde não é mercadoria", declarou.

Ator com mais de 55 anos de experiência na TV, Osmar Prado também se juntou à campanha, que será lançada oficialmente no dia 15 de dezembro, às 14h. Conhecido pelo forte posicionamento político, o ator alfinetou o presidente Jair Bolsonaro, citando a investigação do crime de "rachadinha" contra o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro.

"O Brasil não precisa de rixas, nem de rachas, nem de rachadinhas. O Brasil precisa lutar pela vida, pela saúde do povo brasileiro", disse Osmar Prado no vídeo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp