Política

Direto de Brasília: Daniel Almeida abre jogo sobre MP para "destravar" investimentos da BYD na Bahia

BNews
Deputado Daniel Almeida disse que proposta deve ser apreciada na quarta-feira (22)  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 22/05/2024, às 04h40   Humberto Sampaio e Carolina Papa



O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) a proposta do Programa Mover que visa garantir os investimentos da fabricante chinesa, BYD, na Bahia, deve ser apreciada na quarta-feira (22) pelo plenário da Câmara. Caso não seja votada até 31 de maio, a MP perde o efeito e pode comprometer os mais de R$100 bilhões em investimentos já anunciados por diversas fabricantes de automóveis do Brasil. 


“Está se encaminhando para ser votado ainda esta semana. É muito importante esse projeto ser aprovado, não só pela BYD mas por um sistema, mas por um motivo de indústria automotiva no nosso país que é muito importante”, atestou Daniel Almeida em entrevista ao BNews. 

Em abril, a BYD informou que entrou com um pedido para integrar a lista de empresas habilitadas ao programa Mover, Mobilidade Verde e Inovação. O programa concede incentivos para empresas do ramo automotivo que estão dispostas a desenvolver novas tecnologias e produtos no país. 

“Tudo isso em confiança ao programa que o governo lançou. Essa segurança, essa previsibilidade é que dá segurança aos investidores. Eu não tenho dúvidas que o congresso, a sociedade e o governo federal cumprirão esse objetivo de atrair investimentos e investidores que possam favorecer a indústria limpa, a substituição energética. O Brasil tem essa oportunidade rara”, classificou o parlamentar. 

Em 2023, a BYD inaugurou a pedra fundamental da primeira fábrica no Brasil, localizada em Camaçari.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp