Política

Deputado baiano aparece como 'solução viável' para presidência da Câmara; saiba quem

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Governistas citam que Antonio Brito é próximo a Lula, mas sem abandonar o Centrão  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 16/11/2023, às 11h59 - Atualizado às 12h03



As eleições para a presidência da Câmara dos Deputados ainda está longe de chegar, mas as movimentações dos pré-candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP) estão a todo vapor em Brasília. Atualmente três nomes nomes são cotados para assumir a cadeira que ficará vaga em 2025. Entre eles está o no de dois baianos: Elmar Nascimento (UB) e Antonio Brito (PSD). Além deles, Marcos Pereira (Republicanos) completa a lista dos favoritos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Dos três, quem 'corre por fora' é Antonio Brito. Ele, por sinal, tem ganhado mais força na 'Casa Baixa' nos últimos meses, algo que tem sido ignorado pelos bloco de oposição. Líder do PSD na Câmara, Brito tem ganhado cada vez mais relevância pela boa relação com o presidente Lula (PT) e é visto como um bom articulador. Apesar disso, alguns parlamentares dizem que lhe falta competitividade.

Candidato ideal

Para chegar como nome de consenso e tornar-se o 'candidato ideal', Antônio Brito vai precisar mostrar aos outros líderes do Centrão que ele pode aliar os interesses do governo e do bloco partidário ao qual faz parte. Isso quer dizer que ele precisaram mostrar que comandará a Câmara mantendo o poder que ela tem, mesmo com a proximidade que possui com o governo do presidente Lula.

Do lado do governo, inclusive, o deputado é visto como 'democrático' e ainda não foi confirmado como candidato do governo para não criar ruídos com o atual presidente Artur Lira. Os parlamentares governistas inclusive, citam a distância temporal da eleição da casa como motivo para as discussões estarem apenas no início. Isso quer dizer que, daqui até o período eleitoral da casa, muita coisa poderá mudar. As informações são do blog do Noblat, no Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (14):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp